Como chegar aqui:

Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional

Acordos Bilaterais


Acordo Bilateral é um acordo feito entre duas universidades, onde os direitos e obrigações são recíprocos, ou seja, cada universidade recebe e envia acadêmicos com os mesmos direitos e obrigações. Os termos dos acordos de intercâmbio variam de uma universidade para outra.

No caso de estudantes, os acordos em geral possibilitam ao aluno brasileiro o visto de entrada no país de destino, cursar um ou dois semestres no exterior em universidades conveniadas, sem pagar taxas escolares, e ter os créditos que obtiver aproveitados no seu retorno ao Brasil. A Udesc, em troca, recebe alunos estrangeiros, nas mesmas condições.

No caso de professores, os acordos prevêem que os professores de uma universidade possam participar de atividades docentes na outra universidade, como, por exemplo, ministrar cursos de curta duração (um semestre letivo ou menos), participar de seminários, congressos, etc.

A Udesc não oferece bolsas de estudo ou financiamento para estes estudantes ou professores. No entanto, as universidades de destino podem oferecer subsídios aos visitantes (no alojamento, alimentação e passagens), dependendo do acordo, que fazem com que o custo da viagem seja reduzido.

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3321-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC