Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2014-11h43

Reunião debate projeto da Udesc Oeste para capacitar mulheres na produção de chá medicinal

Professores e alunos do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), se reúnem nesta quinta-feira, 5, na Prefeitura de Cunha Porã com representantes da comunidade para debater a aplicação do projeto de extensão que visa capacitar mulheres agricultorss sobre plantio, armazenamento, preparo e uso de chás medicinais e criação de um horto medicinal comunitário.

O encontro terá representantes das secretarias da Saúde e Agricultura de Cunha Porã, da Pastoral da Saúde, da Cooperativa Regional Auriverde, da extensionista Cleide Hubner, ligada à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), das professoras Kiciosan da Silva Bernardi Galli e Bernadette Kreutz Erdtmann e de alunos.

"Vamos tentar definir quem tem interesse em produzir chás, onde vai ser implantado o horto comunitário, quando iniciaremos a capacitação das mulheres e que tipo de chás será produzido", explica a professora Kiciosan, coordenadora do projeto de extensão da Udesc Oeste.

A ideia é distribuir os chás em postos de saúde e escolas da região. A docente aponta, como benefícios, o acesso da população a esse tipo de medicamento e a obtenção de uma renda extra por parte das mulheres agricultoras.

Produção e verbas

A meta é produzir chás de plantas comuns da região de Cunha Porã, como carqueja, malva, boldo, melissa, hortelã, cavalinha e cidreira, que integram a lista de mais de 70 ervas recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A ação do curso de Enfermagem integra o projeto de extensão "Promoção da saúde através do uso de plantas medicinais das comunidades rurais do Oeste de Santa Catarina" e é uma das três atividades de um programa da Udesc Oeste aprovado neste ano pelo MEC, de R$ 149 mil. O valor ainda não foi liberado.

"Estamos nos preparando para desenvolver o trabalho. Quando o dinheiro sair, ele poderá ser executado com tudo já definido", diz Kiciosan, que acredita que o valor será liberado até o fim do ano.

Além das professoras Kiciosan Bernardi Galli e Bernadette Kreutz Erdtmann, integram essa atividade a professora Lucimare Ferraz, também do curso de Enfermagem, dois bolsistas de extensão e sete estudantes voluntários

A segunda atividade do programa será desenvolvida em Palmitos e reúne serviços de enfermagem em doentes com limitações de mobilidade, curativos e trocas de sondas, orientações às famílias sobre higiene e doenças como diabetes, cardiopatias e insuficiência renal crônica. O objetivo é ajudar o cuidador familiar a cuidar também de si e organizar o ambiente para o conforto da família.

Já terceira ação será desenvolvida em Saudades e visa promover o autocuidado ocupacional dos agricultores com a realização de oficinas de educação em saúde e abordagem de temas sobre intoxicações e ergonomia (adaptação do homem ao trabalho para evitar acidentes).

Leia mais:

9/5/2014 - Projeto da Udesc Oeste sobre saúde em comunidades rurais começará em junho

29/7/2013 - MEC aprova projeto de extensão da Udesc Oeste sobre saúde em comunidades rurais

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h