Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2014-18h59

Modelo de captação de recursos da Udesc é elogiado por especialista nacional

Técnicos da universidade estadual tiveram capacitação sobre Siconv na semana passada - Foto: Div.

Uma turma com 34 técnicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluiu na última semana, em Florianópolis, um curso sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), usado por órgãos públicos no Brasil para captar recursos federais para projetos.

A capacitação foi realizada pelo economista Sérgio Pavan Margarido, o primeiro profissional a fazer esse tipo de treinamento no País. Para o especialista, o modelo aplicado pela Udesc para obtenção de verbas federais é um dos mais avançados do Brasil.

Por meio do Siconv, prefeituras, governos estaduais e órgãos do Legislativo viabilizam verbas federais para obras, materiais de consumo, treinamentos, emendas parlamentares, entre outras ações. No entanto, cada entidade tem uma maneira diferente de organização.

Na Udesc, o processo é centralizado na Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que interage com a Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), setor responsável por receber os projetos de professores e pesquisadores.

Segundo Margarido, que já prestou consultorias sobre o Siconv para mais de 900 órgãos públicos, esse modelo centralizado faz a diferença para dar mais celeridade e controle ao processo, garantindo uma boa aplicação dos recursos.

"Em algumas prefeituras e universidades, o dinheiro chega, mas é aplicado em outra finalidade, justamente pela descentralização do processo, envolvendo vários setores. Isso resulta em problemas na hora da prestação de contas ao governo", explica.

Um dos riscos da má gestão do sistema é a demora na captação dos recursos ou até a perda total da verba solicitada nos projetos.

"Milhões em recursos são perdidos por causa da desorganização em alguns órgãos. Na Udesc, isso não ocorre, justamente pela centralização do processo. É um mérito da universidade", reconhece o especialista, que pretende levar essa experiência para a sala de aula nos próximos cursos.

A captação de recursos via Siconv pode levar de quatro meses a até três anos, conforme a prática adotada por cada órgão.

Em SC, Margarido atuou no apoio à Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), que prestou suporte a centenas de municípios do Estado quanto ao uso do sistema.

Submissão de projetos centralizada

Na Udesc, o primeiro passo dos professores que desejam captar recursos para projetos é contatar a Cipi, responsável por formatar e adaptar projetos de todos os centros de ensino da universidade de acordo com as exigências do Siconv, o que ajuda a simplificar a execução do trabalho.

"Essa centralização auxilia na celeridade do processo. Aqui nós ajudamos a escrever o projeto antes de submeter ao sistema", explica a coordenadora de Projetos e Inovação, Carla Roczanski.

O coordenador do Setor de Controladoria de Convênios de Recursos Externos (Secore), da Proplan, Marcos Régio, diz que o uso do Sistema de Gerenciamento Orçamentário e Financeiro (Sigeof), programa interno da Udesc, para analisar previamente a execução das despesas com os projetos, em paralelo com o Siconv, é um diferencial da universidade frente a outros órgãos.

"Assim, evitamos problemas com instituições de controle externo. Todas as despesas são analisadas previamente no Sigeof", destaca.

Programação do Projetar

A capacitação no Siconv fez parte do Projetar, programa de treinamento para servidores da Udesc que é promovido pela Coordenação de Capacitação e Potencialização de Pessoas (CCaPP). 

O próximo curso serpá sobre "Controle e Registro Acadêmico" entre 5 e 7 de novembro, no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, também voltado para técnicos da universidade. A ministrante será a professora Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ccapp.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3321-8191.

Leia mais:

7/5/2014 - Udesc inicia temporada de cursos e capacitações para servidores

20/12/2013 - Mais de 800 servidores participam de programas de capacitação da Udesc em 2013

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h