Planetário tem capacidade para 40 pessoas - Foto: Divulg.
O
Planetário Digital Móvel do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoveu 31 sessões na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Oeste, com total de 800 pessoas, a maioria formada por estudantes do ensino médio e superior.
A semana, realizada entre segunda, 13, e quarta-feira, 15, em Chapecó, foi promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com apoio da Udesc Oeste.
Durante as sessões, foi apresentado o filme "Crônica de uma Viagem à Terra", da produtora espanhola Albedo, que conta a história de um viajante de uma estrela distante que chega ao sistema solar e visita diferentes objetos que encontra em seu caminho.
O viajante decide ficar uma temporada na Terra acompanhando uma série de fenômenos como as estações do ano, fases da luta e eclipses lunares e solares.
Segundo o professor Daniel Iunes Raimann, coordenador da iniciativa, as sessões objetivam revisar os conceitos básicos de Astronomia para uma forma lúdica e atraente ao público. No fim de cada sessão, os participantes fizeram um passeio numa montanha russa virtual.
O Planetário Digital Móvel também terá sessões durante o
10º Encontro de Extensão da Udesc, que será realizado a partir desta segunda-feira, 20, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Em 13 de novembro e 6 de dezembro, as sessões serão realizadas no mesmo local e abertas ao público.
Popularizar a cultura
O Planetário Digital Móvel foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que liberou R$ 87.800 para sua execução em 24 meses.
O projeto busca popularizar a cultura científica e tecnológica no Oeste de SC, tornando-a mais atraente por meio do lúdico e despertar o interesse pelo estudo das ciências em geral.
O planetário consiste em uma cúpula inflável de sete metros de diâmetro, em cuja superfície interna pode se projetar o céu estrelado de qualquer região da Terra, em qualquer época do ano, sem poluição e iluminação. Por ser um equipamento digital, permite também a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento, desde que preparadas para a projeção “fulldome”.
Temas que despertam a curiosidade de todas as pessoas podem ser apresentados, como os relacionados à Astronomia, tecnologia espacial, Ecologia, origem da vida e Climatologia. Cerca de 40 pessoas podem ser acomodadas em cada uma das sessões do planetário.
Leia mais:
25/9/2014 - Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste inicia sessões na região para mostrar céu e estrelas
27/2/2014 - Sessões do planetário digital móvel da Udesc Oeste começarão em maio, em 23 municípios de SC
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143