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Notícia

23/10/2014-09h51

Escola estadual adota modelo de projeto da Udesc Ibirama para reduzir deficiências de aprendizagem

Unidade de ensino médio do Estado conta com 340 estudantes e 40 professores - Foto: Divulgação

A Escola Estadual Gertrud Aichinger, de Ibirama, de  nível médio, decidiu fazer um diagnóstico da qualidade do ensino ministrado no estabelecimento com base no projeto desenvolvido pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que busca reduzir as deficiências dos alunos que ingressam no ensino superior.

O projeto da Udesc Ibirama, elaborado pela Direção de Extensão e coordenado pelo professor Marino Luiz Eyerkaufer, visa promover uma articulação entre os níveis de ensino infantil, fundamental e médio da cidade para eliminar as barreiras que os separam e contribuir para a redução das deficiências dos estudantes que ingressam no ensino superior.

Parceria

A diretora da escola, Thalita Fusinato, visitou a Udesc Ibirama para se inteirar da iniciativa e convidou o professor Eyerkaufer para expor detalhes do projeto. Em seguida, reuniu-se com os 40 professores do estabelecimento para iniciar um diagnóstico sobre a qualidade do ensino ministrado na escola, que tem 340 alunos.

"Será um trabalho em parceria com a Udesc e deverá levar um tempo para ficar pronto. Tenho certeza de que, com essa ajuda, vamos colher bons frutos, melhorar a relação com os outros níveis de ensino e preparar melhor nossos alunos para ingressar na universidade", disse a diretora.

O diretor de Extensão acredita que, com a participação da Escola Estadual Gertrud Aichinger, outros estabelecimentos da cidade deverão seguir o exemplo.

Falta de articulação

O projeto da Udesc Ibirama aponta a falta de articulação entre os níveis de ensino como uma das causas da má qualidade da educação no Brasil nos últimos tempos.

Em função disso, os níveis ficam jogando a culpa uns nos outros pela baixa qualidade do ensino, com o ensino superior dizendo que o aluno chega com deficiências causadas pela má educação básica e a educação básica afirmando que os professores de Pedagogia e de outras áreas não têm formação e preparo para ensinar.

“É consenso de todos os envolvidos com a educação a necessidade de estabelecer um processo de colaboração recíproca entre os níveis, rompendo com o individualismo, a fragmentação e a competição entre as instituições", constata o projeto.

É necessário que esse consenso alcance maior amplitude "de modo a fundamentar ações cada vez mais decididas e bem direcionadas com a prioridade que a educação exige".

Leia mais:

16/10/2014 - Projeto da Udesc Ibirama quer reduzir deficiências de aprendizagem de ingressantes do ensino superior

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
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