Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/10/2014-14h22

Jogos sérios da Udesc Joinville ajudam a desenvolver e alfabetizar crianças com síndrome de Down

Ana Vitória, Alexandra e Hounsell depois de teste com jogo Moviletrando - Foto: Vitor Forcellini

O Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais (Larva), do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, fez o repasse gratuito de jogos educativos desenvolvidos na própria instituição para a Associação de Síndrome de Down (Adesd).

Elaborados em ambientes virtuais 3D, os jogos são utilizados para auxiliar no desenvolvimento motor e na alfabetização das crianças. "As crianças pedem: põe o sapo! Quero a cobrinha! O que mostra a motivação com que elas chegam para a atividade com os jogos", conta a terapeuta ocupacional Alexandra Rockenback Bittencourt, da Adesd.

Ana Vitória, de 7 anos, é uma das crianças que utiliza a tecnologia durante sua rotina na Adesd. A menina brinca com os jogos durante dez minutos por dia e realiza com facilidade as ações propostas. "Com o jogo, ela aprende a reconhecer as letras do alfabeto, tomar decisões e ter controle motor", afirma a terapeuta.

O jogo aplicado na associação é o Moviletrando – Alfabetizando com Movimento. As imagens são projetadas por um computador enquanto uma câmera reproduz a imagem da criança, fazendo com que ela se sinta inserida no jogo e interaja com os objetos virtuais.

"Ficamos muito contentes ao ver os jogos do Larva trazendo alegria e conhecimento para as crianças e facilitando o trabalho dos profissionais", comenta o professor Marcelo Hounsell, membro do laboratório de pesquisas com jogos sérios, que existe há dez anos na Udesc Joinville.

O trabalho realizado pelo Larva é baseado em estudos científicos e envolve técnicas de processamento gráfico como realidade virtual e visão computacional. Todos os jogos desenvolvidos pelo laboratório visam atender demandas da sociedade como reabilitação de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), auxílio no equilíbrio corporal de idosos, prevenção a dengue, entre outros.

Os jogos criados pelo Larva são disponibilizados gratuitamente para o uso de pessoas físicas, escolas e instituições beneficentes. O laboratório também realiza trabalhos em parceria com núcleos de reabilitação física e cognitiva, além de associações de atendimento a pessoas com defiência, oferecendo todo o suporte e orientação necessários.

Leia mais:

10/9/2014 - Trabalho produzido na Udesc Joinville é destaque em evento nacional sobre jogos sérios

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 4009-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h