Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2014-19h14

Curso de Engenharia de Pesca da Udesc Laguna participa de evento nacional de cultivo de camarão

Docentes Emerenciano e Mello (sentados) fizeram minicurso sobre qualidade de água - Foto: Div.

O curso de Engenharia de Pesca do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, participou da 11ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que é o maior evento do setor da América Latina e foi realizado neste mês, em Fortaleza. 

Os professores Giovanni Lemos de Mello e Maurício Coelho Emerenciano ministraram um dos minicursos do evento, intitulado "Qualidade de água para uma carcinicultura sustentável".

"O evento surpreendeu nossas expectativas e o setor está extremamente aquecido, com ótimas oportunidades para os futuros acadêmicos", ressaltou Mello.

Segundo Emerenciano, a participação na Fenacam 2014 rendeu excelentes informações, obtidas com técnicos e produtores da área. "Apesar do avanço no setor, ainda falta muita capacitação, como nos aspectos de qualidade de água, fundamentais para o sucesso dos cultivos", disse.

Os docentes e quatro acadêmicos da Udesc Laguna, Antônio Henrique Junior, Tayna Sgnaulin, Letícia Firmino da Rosa e Debora Silveira Peirão, apresentaram oito trabalhos no evento, sendo dois orais e seis na forma de pôsteres.

Temas do evento

Realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a Fenacam envolve os segmentos de carcinicultura, com enfoque principal para o camarão marinho, e piscicultura de água doce (tilápia, tambaqui e surubim).

Além da feira, foram realizados simultaneamente mais dois eventos técnicos e empresariais, o 11º Simpósio Internacional de Carcinicultura e o 8º Simpósio Internacional de Aquicultura, e o 11º Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

"Entre os destaques dos simpósios de carcinicultura e aquicultura, estiveram os cultivos biosseguros e de bioflocos, a situação atual das doenças na Ásia e do cultivo de salmonídeos na Europa, experiências no uso de berçários intensivos na América Latina e estratégias nutricionais para aumentar as respostas imunológicas através do uso de aditivos e fitoterápicos", listou Emerenciano.

"Outro tema de grande atenção foi sobre a síndrome da mortalidade súbita, a EMS, uma doença bacteriana que devasta os cultivos de camarões em poucos dias, chegando a mortalidades de até 100%", acrescenta.

Leia mais:

14/10/2014 - Evento nacional de coordenadores de Engenharia de Pesca ocorre na Udesc Laguna entre quarta e sexta

24/9/2014 - Curso de Engenharia de Pesca da Udesc Laguna expõe trabalhos em evento de organismos aquáticos

23/7/2014 - Udesc Laguna quer desenvolver rações mais baratas e ecológicas para cultivo de tilápias e camarões

15/7/2014 - Robalo-flecha cultivado em experimentos da Udesc Laguna é degustado em restaurante japonês

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h