Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/03/2015-11h42

Udesc Oeste discutirá emissão de gases de efeito estufa nos setores de aves e suínos na próxima terça



Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá na próxima terça-feira, 31, em Chapecó, a 15ª edição do ConectaZoo, que discutirá a emissão de gases de efeito estufa pela suinocultura e pela avicultura e apresentar os fatores determinantes para reduzir esse impacto ambiental.

Os debates do projeto de extensão do curso de Zootecnia da Udesc Oeste serão realizados a partir das 13h, no Auditório da Prefeitura de Chapecó, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divisão Suínos e Aves, e apoio do Programa de Educação Tutorial (PET), do Grupo de Ambiência e Bem-Estar Animal (Gaba) e do Grupo de Melhoramento Genético (GMG), todos da universidade.

Essa edição do ConectaZoo terá a presença de dois pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (Inra), da França: a professora Mélynda Hassouna falará sobre fatores de emissão de gases de efeito estufa na produção de suínos e aves, enquanto o professor Paul Robin abordará a modelagem e os projetos de ambiência nesses tipos de produção.

Qualificação técnica

Segundo o coordenador do ConectaZoo, professor Diego de Córdova Cucco, a iniciativa busca promover a qualificação técnica dos participantes na elaboração de projetos de edificações na produção de suínos e aves que incluem os aspectos relacionados à ambiência animal.

"Desta forma, serão abordados conceitos sobre balanço térmico, sistemas de ventilação, fatores de emissão de gases de efeito estufa e amônia, instrumentos de medida e automação de sistemas. O foco dos temas abordados será o correto planejamento das edificações produtivas, visando o conforto animal e sustentabilidade dos sistemas", ressalta.

Temperatura

Para o professor da Udesc Oeste, que é especialista em melhoramento genético animal, as preocupações com o aumento da temperatura média global têm trazido à tona a necessidade de minimizar os impactos ambientais das atividades humanas. Segundo ele, a produção animal tem sido referenciada como grande emissora de gases de efeito estufa.

"Apesar das controvérsias sobre a real contribuição que o setor agropecuário possui na emissão global desses gases, é importante que sejam criadas diretrizes para que o setor minimize esse impacto ambiental", destacou Cucco.

Ele também afirmou que a edição do ConectaZoo é "uma ótima oportunidade" para se conhecer as experiências francesas sobre a minimização do impacto ambiental na suinocultura e na avicultura relacionado à emissão de gases de efeito estufa.

A opinião também é compartilhada pela coordenadora do Gaba, professora Maria Luisa Zotti. "As discussões permitirão aos participantes conhecer as metodologias usadas e os principais elementos que devem nortear os projetos de ambiência", enfatizou.

Leia mais:

24/03/2015 - Alunos de Zootecnia da Udesc Oeste participam de atividades em propriedades rurais de Modelo

12/12/2014 - Laboratório de análise e credenciamento do leite será construído na Udesc Oeste

05/09/2014 - Curso de Zootecnia da Udesc Oeste encerra vivência neste sábado com palestra sobre reprodução bovina

04/04/2014 - Udesc Oeste promove palestras sobre melhoramento genético animal e agronegócio na terça e na quarta

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143  
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h