Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/04/2015-11h06

Ação da Udesc Oeste aponta falhas na esterilização de materiais de unidade de saúde de Chapecó

Uma ação do programa de extensão Educação Continuada em Saúde, do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), identificou fragilidades no processo de esterilizaçao de materiais numa unidade básica de saúde de Chapecó e apresentou proposta de melhorias, que está sendo avaliada pela Secretaria Municipal de Saude para implementação.

A atividade desenvolvida foi transformada em artigo, publicado no Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research (BJSCR), que é um periódico online em português e inglês, da Master Editora, com sede em Maringá (PR), e destinado a publicação de artigos originais, relatos de casos clínicos e revisões ou atualizações de literatura.

Lista de verificações

O estudo denominado "Análise Ergonômica do Trabalho" foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó e teve, como base, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 15/2012 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata da esterilização de produtos para saúde.

"Com base nessa nova legislação, buscamos conhecer a realidade de uma unidade de saúde entre as 26 existenes em Chapecó. Inicialmente entramos em contato com a coordenação da Atenção Básica Municipal, que nos indicou a unidade do Bairro Santa Maria. Agendamos uma visita e fomos conhecer o processo de esterilização desenvolvido por esta unidade", explicou a coordenadora do programa de extensão, Rosana Amora Ascari.

De acordo com a docente, foi elaborada uma lista de verificações, que identificou fragilidades como fluxo inadequado de materiais nas áreas de esterilização que não obedeciam à legislação vigente e falhas na rotulagem dos produtos para a saúde no tempo de esterilização, nos registros e nos testes de validação. A atividade concluiu que essa situação poderia causar danos à saúde dos trabalhadores e usuários do serviço de saúde.

"Como essas fragilidades poderiam ser adequadas, desenvolvemos uma proposta de intervenção na unidade de saúde com auxílio da enfermeira Karen Cristina Junk Rech, egressa da Udesc, e orientação do professor Fernando Gonçalves Amaral, do programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que está sendo avaliada", destacou Rosana.

Leia mais:

24/07/2014 - Ações de programa de extensão da Udesc Oeste já capacitaram 600 pessoas que atuam na saúde

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h