Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/02/2011-14h10

Udesc dá início ao curso de especialização em Gestão de Riscos de Desastres

Foi realizada, na última sexta-feira (11), a sessão de abertura do curso de pós-graduação Lato Sensu Especialização em Gestão de Riscos de Desastres para o Desenvolvimento Socioambiental, promovido pelo departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Participaram da solenidade inaugural representantes de órgãos e entidades apoiadoras do curso: o diretor de defesa divil de Santa Catarina, Major PM Márcio Luiz Alves; o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Paulino Cardoso; o coordenador de pós-Graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Peter Johann Bürger; o consultor para o Brasil da OFDA/USAID (Agência de Assistência a Desastres no Exterior dos Estados Unidos), Antônio Pinheiro; o representante da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fernando Aquino; a diretora geral da Faed, Marlene de Fáveri; além dos professores do curso e alunos selecionados para a especialização.

Durante a abertura, o diretor de defesa civil de Santa Catarina, Major PM Márcio Luiz Alves, ressaltou que este é um momento novo e importante para a sociedade catarinense, com universidades e vários setores do Estado trabalhando e discutindo o tema desastres e assim trazendo novos profissionais para atuar na gestão de riscos. "A sociedade percebeu que para fazer frente aos desastres dos novos tempos é preciso promover cursos, formar novos atores e a Defesa Civil do Estado está apoiando estas iniciativas", assegurou.

O professor Antônio Pinheiro, representante da OFDA, salientou, que nos últimos 10 anos, a filosofia do órgão está focada na prevenção, e não somente nas consequências dos desastres. "Este curso, voltado para o desenvolvimento socioambiental, é uma excelente iniciativa, e a OFDA desde o primeiro momento apoiou, porque contempla pessoas que vão de alguma forma trabalhar na gestão de riscos, tanto na prevenção, como na pesquisa, nas vulnerabilidades, em áreas sociais, legislação e órgãos que atuam no setor", declarou.

A diretora geral da Faed, Marlene de Fáveri, falou sobre a importância do compromisso social do curso e deu as boas-vindas aos alunos. O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Paulino Cardoso, destacou o trabalho do GCEPED-GR/Udesc (Grupo Coordenado de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Riscos para Emergências e Desastres), em articular as ações necessárias para a criação do curso. "A Udesc, enquanto universidade, está empenhada em qualificar de forma eficaz todos os profissionais que trabalham em ações de gestão de risco, contribuindo para a melhoraria da vida dos catarinenses", completou o pró-reitor.

Selecionados são de 17 municípios de SC
A coordenadora do curso, professora Maria Paula Casagrande Marimon, ressaltou a grande demanda de profissionais pela especialização. "Tivemos cerca de 200 inscrições para as 40 vagas oferecidas. Foi uma tarefa de grande responsabilidade, e os selecionados foram avaliados de acordo com a experiência individual na área de gestão de riscos e diversidade de formação", explicou.

Os 40 selecionados são provenientes de 17 municípios catarinenses e representam diferentes áreas de atuação, todos envolvidos com a gestão de riscos: profissionais da Segurança Pública, coordenadores municipais de Defesa Civil, bombeiros, geógrafos, assistentes sociais, educadores físicos, advogados, engenheiros, biólogo, zootecnista, psicólogo, contador e jornalista.

O assistente social e bombeiro de Florianópolis, Alexandre Argolo Messa Sampaio, foi um dos alunos selecionados para a especialização. "Minha expectativa em relação ao curso é muito positiva, acredito que com esta grande variedade de profissionais o resultado trará um impacto de grande relevância para a sociedade catarinense", declarou.

O curso
O curso de pós-graduação Lato Sensu Especialização em Gestão de Riscos de Desastres para o Desenvolvimento Socioambiental, foi elaborada levando em consideração o aumento do número de ocorrências de desastres naturais no contexto mundial e brasileiro e a consciência da responsabilidade da universidade em atuar na Redução de Riscos de Desastres, na Gestão de Risco Ambiental, no Planejamento Territorial e no Desenvolvimento Socioambiental. As aulas ocorrerão nos finais de semana, até julho de 2012 com a defesa de monografias.

A iniciativa é uma parceria da Udesc, com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Defesa Civil Estadual de Santa Catarina, Fapesc (Fundação de Apoio à pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Ministério das Cidades, OFDA/USAID (Agência de Assistência a Desastres no Exterior dos Estados Unidos), CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Santa Catarina), e GTC (Grupo Técnico Científico do Estado de Santa Catarina).


Assessoria de Comunicação Faed/Udesc
Informações adicionais: jornalista Carolina Hommerding, telefone (48) 3321-8512, email imprensa.faed@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pós na Faed
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h