Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2015-16h57

Palestra na Udesc Joinville discute ensino de Matemática para crianças com síndrome de Down

Cristiane Oliveira Santos mostrou método austríaco "Yes, we can!" na terça - Foto: Bruna Tonelli

Uma palestra sobre Matemática e síndrome de Down foi realizada na tarde de terça-feira, 26, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville.

Ministrada por Cristiane Oliveira Santos, a palestra buscou mostrar como funciona o método austríaco "Yes, we can!", que ajuda no desenvolvimento, no aprendizado efetivo e no uso da Matemática no cotidiano de pessoas com a deficiência.

Cristiane, que é a representante do método no Brasil e mãe de uma menina com síndrome de Down, começou a palestrar em 2014 após fazer dois cursos do método na Suíça e na Áustria.

Segundo ela, o método é baseado na simples forma de utilizar os dedos das mãos para as operações matemáticas e, como consequência, o uso dos números no dia a dia das pessoas, como saber as horas e ter noção do valor do dinheiro, por exemplo. A grande vantagem é que as ferramentas de cálculo estarão sempre à mão.

"A criança com Down pode saber a Matemática. Ela é capaz de aprender a calcular, sim. O que ela não consegue é colocar isso em prática, inserir na sua rotina. O método auxilia nisso", explicou.

A palestra atraiu, além de docentes e acadêmicos da Udesc Joinville, professores de outras instituições que queriam saber mais sobre o método, pouco conhecido no País.

"Não conhecia o método, vi sobre o evento no jornal e resolvi vir assistir. Sei que pessoas com Down não conseguem aprender a Matemática com o método tradicional de ensino regular. É preciso uma acessibilidade diferente e é o que esse método parece oferecer", disse a professora Maribel Shwingel, da Escola João Martins Veras.

A iniciativa do encontro foi do Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais (Larva), da Udesc Joinville, e fez parte de um projeto que tem como objetivo desenvolver jogos educacionais para alfabetização da Matemática.

Leia mais:

24/03/2015 - Udesc usa jogos eletrônicos na reabilitação de pessoas com deficiências ou obesidade

09/12/2014 - Evento na Udesc Joinville debate uso da informática no auxílio a pessoas com síndrome de Down

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 4009-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h