Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/06/2015-19h39

Governador lança pedra fundamental de prédio multidisciplinar da Udesc Joinville

Ordem de serviço foi assinada durante cerimônia Foto: Bruna Tonelli
Nesta sexta-feira, 12, foi lançada a pedra fundamental e assinada a ordem de serviço do prédio multidisciplinar da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, que destacou a importância da universidade para o desenvolvimento do Estado, ao longo de seus 50 anos de existência. “Devemos muito à Udesc, e aqui em Joinville, de uma forma muito especial”, afirmou Colombo. 

O vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, lembrou o início da Udesc, instituída em 1965 pelo então governador Celso Ramos. “A Udesc foi a primeira universidade pública a se espraiar pelo interior. Uma universidade que hoje conta com 50 cursos de graduação, e é a melhor em graduação em Santa Catarina”.

O diretor-geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes, reforçou que o campus de Joinville é o maior da universidade e mencionou a carência por espaço físico enfrentada pela comunidade acadêmica. “Hoje estamos dando um grande passo para suprir esta carência com a construção do Bloco I, um prédio construído com conceito multiusuário, e destinado ao uso de todos: acadêmicos, técnicos e professores”.

Em resposta às reivindicações da Udesc, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, anunciou durante a cerimônia que autorizou a Secretaria Municipal de Infraestrutura a encaminhar para o Poder Legislativo, o projeto de doação de uma área de 44 mil m² para a instituição. “O projeto de lei já está pronto e na segunda estará na Câmara de Vereadores”.

O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, que não pode estar no lançamento da pedra fundamental em virtude de uma viagem internacional já agendada para o Canadá, destacou a importância do novo prédio. “A Reitoria não mediu esforços para viabilizar essa obra, que teve parceria com a direção do centro e por meio de um convênio firmado com a Fundação Instituto Tecnológico de Joinville, a Fitej”, disse o reitor. Sousa destacou ainda “que o prédio multidisciplinar incentiva o uso de espaços colaborativos para que os departamentos trabalhem em parceria e catalisem potencialidades. Esse modelo interdisciplinar deve ser seguido em todas as unidades”.

Sobre o prédio multidisciplinar

As obras do prédio multidisciplinar, o Bloco I como foi denominada a edificação, serão realizadas pela Construtora e Incorporadora Saks, da cidade de Videira. A construção deverá ocorrer em um prazo estimado de 18 meses, e mais de R$ 12 milhões e 300 mil serão investidos.

O prédio ficará localizado em uma área de 7.668 m², entre o Ginásio de Esportes e o Bloco E, do campus do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). O prédio terá seis andares. No andar superior ficará um auditório com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, outro andar inteiro e mais um mezanino serão ocupados por uma biblioteca com 1.500 m² de área, e nos quatro andares restantes serão instaladas 21 salas de aula com capacidade para 780 alunos, cinco salas de reunião e oito laboratórios.

O atual campus começou a ser construído no final da década de 1970, e atualmente abriga nove cursos de graduação e onze cursos de pós-graduação. Localizada em uma área de 67 mil metros quadrados na Zona Industrial Norte, a instituição possui mais de três mil alunos e cerca de 360 funcionários.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 4009-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h