Governador do Estado prestigiou evento da operação - Foto: Dante Bonin/Ascom 14ª ADR Ibirama
O
Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), encerrou as atividades da Operação Alto Vale no sábado, 12, tendo atendido mais de 60 mil pessoas de 20 municípios das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul e Taió durante 11 dias. Esse número de atendimentos é o novo recorde de uma ação do núcleo.
Mais de 200 estudantes e servidores da Udesc e de sete universidades parceiras, divididos em 20 equipes, fizeram quase 1,5 mil atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.
A operação ocorreu em: Agronômica, Atalanta, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Santa Terezinha, Taió, Trombudo Central e Vitor Meireles.
Um dos eventos, em Trombudo Central, contou com a presença do governador de SC, Raimundo Colombo, o qual destacou que ações como as da Udesc devem ser potencializadas no Estado e que, para isso, é preciso ter "humildade para aprender e coragem para mudar".
Já o encerramento oficial ocorreu em Rio do Sul, em evento prestigiado por gestores municipais, estaduais e universitários e pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Mayco Nunes, que representou o reitor da universidade, Antonio Heronaldo de Sousa.
Comprometimento e sucesso
O coordenador de Extensão e do NER, Alfredo Balduíno Santos, ressaltou a participação ativa de todos os membros da Operação Alto Vale e dos municípios envolvidos, o que foi fundamental para o sucesso da ação de extensão. "Já estamos nos preparando para a próxima operação, em julho."
No Vale do Itajaí, a Udesc teve o apoio de integrantes das universidades federais da Fronteira Sul (UFFS) e de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), do Distrito Federal.
Além disso, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), de Minas Gerais, e a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), de São Paulo, participaram de uma operação do NER pela primeira vez.
Agora, o Núcleo Extensionista Rondon da Udesc já promoveu 11 operações desde 2010, com cerca de sete mil atividades, 2,1 mil extensionistas e 225 mil pessoas atendidas em 102 municípios de SC, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.
Confira todas as estatísticas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8029, das 13h às 19h, pelo e-mail
projrondon09@gmail.com e na
página do núcleo no Facebook.
Leia mais:
10/03/2016 - Núcleo Extensionista Rondon da Udesc realiza atividades da Operação Alto Vale até sábado
Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010
* Com informações da Assessoria de Comunicação da 14ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Ibirama