Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/04/2016-11h17

Seis pesquisas de egressos e docentes da Udesc Ibirama serão apresentadas em congresso nacional


Seis pesquisas elaboradas por professores e egressos do curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), serão apresentadas nas modalidades oral e banner durante o 10º Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), de 4 a 7 de junho, em Ribeirão Preto (SP).

O congresso proporcionará a interação entre pesquisadores, professores e estudantes da área de Ciências Contábeis e concentrará debates sobre controladoria e contabilidade gerencial; mercado financeiro; de crédito e de capitais; educação e pesquisa em contabilidade; e controladoria e contabilidade aplicada ao setor público e terceiro setor.

Leitura e ações judiciais

Um dos estudos abordou a compreensibilidade de leitura dos acadêmicos de Ciências Contábeis em relação a assuntos envolvendo o profissional contábil, em uma análise com a técnica Cloze pela egressa Daniela Aparecida Vuolo e pelas professoras Lara Fabiana Dallabona e Caroline Sulzback Pletsch, da Udesc Ibirama.

A pesquisa, que envolveu 145 alunos de Ciências Contábeis de uma universidade do Sul do Brasil, demonstrou que os temas mais específicos da área contábil, como contabilidade de custos, tributária e auditoria, tiveram menor compreensibilidade na leitura.

Já ética profissional, tema habitual para todas as profissões, com 40%, e Contabilidade I, com 32%, obtiveram os maiores percentuais de compreensão de leitura.

Um outro trabalho, da egressa Caroline da Silva e da professora Lara, analisou 28 sentenças de ações judiciais movidas contra contadores e escritórios contábeis no judiciário catarinense e conclui que o ato ilítico de apropriação indébita se destacou entre as acusações impetradas.

Apesar de ser "pouca expressiva a quantia de denúncias movidas contra contabilistas e escritórios contábeis", as autoras do trabalho constataram que o profissional contábil (contador, técnico em contabilidade, funcionário e escritório de contabilidade) vem sofrendo ações judiciais.

Elas sugerem a revisão dos conceitos profissionais e éticos para oferecer qualidade no serviço prestado e boa imagem do profissional na sociedade.

Relatório e folga orçamentária

Uma outra análise tem, como foco, a relação entre a republicação das demonstrações contábeis e o AuditDelay. O estudo dos egressos Leandro Marques e Vanessa Chiudini e do professor Paulo Roberto Cunha envolveu 446 empresas listadas na BM&FBovespa e selecionadas em 2011, 463 em 2012, 465 em 2013 e 462 em 2014.

Também será apresentado na Anpcont, com auxílio do professor Carlos Eduardo Facin Lavarda, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o estudo originário da tese da professora Lara sobre a influência indireta da tecnologia na relação com os estilos de liderança, folga orçamentária e folga de recursos das indústrias têxteis do Sul do Brasil.

Auditoria e controle interno

Os outros dois estudos que serão apresentados no congresso abordam as características do comitê de auditoria e a qualidade da informação contábil em empresas listadas na BM&FBovespa, do egresso Leandro Marques e do professor Cunha; e o índice de deficiências do controle interno, em uma análise de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, dos docentes Cunha, da Udesc Ibirama, e Sílvio Aparecido Teixeira, da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h