Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2016-11h51

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc Oeste registra 60 candidatos para 15 vagas

Um total de 60 candidatos se inscreveu para disputar as 15 vagas da primeira turma do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que será ministrado em Pinhalzinho a partir de 8 de agosto, com duração de dois anos.

O mestrado, aprovado em dezembro de 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), será coordenado pela professora Aniela Kempka, responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

De acordo com o edital, a prova escrita ocorrerá em 2 de junho, em Pinhalzinho e a seleção será feita por uma comissão designada para essa finalidade.

As aulas serão ministradas no Prédio das Usinas, do Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, por 12 professores do setor, dois do Departamento de Zootecnia, de Chapecó, e dois do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages.   

Para a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Andréia Zílio Dinon, o mestrado teve boa demanda para sua primeira edição.

Linhas de atuação

O mestrado terá duas linhas de pesquisa. Uma delas será Desenvolvimento e Otimização de Tecnologias, Produtos e Processos, com o objetivo de fazer o alimento produzido em processo industrial ter maior viabilidade financeira e valor agregado.

Essa linha também estudará os processos envolvidos na produção de diferentes classes de alimentos voltados à qualidade dos produtos finais. As disciplinas terão, como foco, tecnologias de carnes, ovos e derivados, processos fermentativos, produtos lácteos, pós-colheita de frutas e hortaliças e engenharia bioquímica.

A segunda linha de atuação será Propriedades e Segurança dos Alimentos, que estudará as propriedades químicas, físicas, biológicas, nutricionais, funcionais e microbiológicas dos alimentos.

As disciplinas contemplarão estudos sobre detecção e análise de organismos geneticamente modificados, propriedades físicas e termofísicas dos alimentos e biologia molecular dos alimentos.

Objetivos

Entre os objetivos do curso, a professora Aniela cita tornar os departamentos envolvidos em centros de referência na região, com destaque em ciência dos alimentos, segurança alimentar, produção, desenvolvimento de tecnologias e otimização de produtos e processos.

Ela observou também que o profissional formado estará capacitado para exercer atividades de docência de nível superior, fortalecer o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica e prestar consultoria e trabalhos especializados em empresas e no setor público do Oeste de SC.

Leia mais:

26/04/2016 - Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc Oeste aceita inscrições até próxima semana

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h