Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/06/2016-11h39

Atletas de badminton treinados pela Udesc Ibirama ganham 13 medalhas na segunda etapa estadual

Novas partidas do campeonato foram disputadas neste mês, em São Miguel do Oeste - Foto: Div.

Um grupo de 19 atletas treinados pelo programa de extensão de badminton do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, conquistou 13 medalhas em dez categorias durante a segunda etapa do campeonato estadual, realizada neste mês, em São Miguel do Oeste.

Na competição da Federação Catarinense de Badminton, com total de 145 atletas, a equipe da Udesc Ibirama representou a Comissão Municipal de Esportes e teve 19 participantes. O transporte foi feito por veículo cedido pelo Colégio Hamônia. Haverá ainda etapas em Joaçaba, em setembro, e em Caçador, em novembro. 

As medalhas da Udesc Ibirama foram conquistadas nas seguintes categorias:
  • Dupla masculina C: Thiago Guilherme da Silva e Carlos Alexandre Selbmann (bronze)
  • Dupla masculina sênior: Pablo Schoeffel e Sergio Antonio de Souza (prata)
  • Dupla masculina sub-13: Lucas Becker e Gabriel Krepsky (bronze)
  • Dupla masculina sub-17: Lucas Schlup e Henrique Boing Zandonai (prata) e Erick Augusto Baucke e Eduardo Schork (bronze)
  • Dupla masculina sub-19: Lucas Pamplona Perfoll e Marcelo Augusto Sardagna (bronze)
  • Simples feminina sub-19: Lyandra Koepsel (bronze)
  • Simples masculina sub-17: Lucas Schlup (bronze)
  • Simples masculina sub-19: Marcelo Augusto Sardagna (prata)
  • Simples masculina C: Diego Rodrigo Dallabona (ouro), Thiago Guilherme da Silva (prata) e Carlos Alexandre Selbmann (bronze)
  • Simples masculina sênior: Pablo Schoeffel (ouro)
Programa

A prática de badminton pelo programa de extensão da Udesc Ibirama ocorre todas as quartas e sextas-feiras, das 17h15 às 22h, no Ginásio de Esportes da Escola Eliseu Guilherme, e reúne cerca de 50 participantes. A iniciativa tem o apoio da Comissão Municipal de Esportes.

O programa, criado em 2011, é coordenado pelos professores Osvaldo André Furlaneto Rodrigues e Pablo Schoeffel, da Udesc Ibirama, e tem o apoio das bolsistas de extensão Débora Hianca Waisczik e Karina Lunelli e do professor Jardel Fernandes, da prefeitura.

Badminton

A modalidade é um esporte muito parecido com o tênis, mas, no lugar de uma bola, utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática do esporte, são exigidas habilidades como agilidade, força, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.

O badminton, que foi levado para a Inglaterra por militares que o conheceram durante a colonização inglesa na Índia, é praticado um contra um ou em dupla. O jogo é acompanhado por um árbitro, que marca os pontos e aplica as regras. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca.

O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isso acontece, é contabilizado um ponto. Se o atleta jogar a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário.

O jogo é dividido em games de 15 pontos e é vencido pelo jogador ou pela dupla que ganhar dois ou três games. Os jogos femininos de simples são realizados em três games de 11 pontos.

Leia mais:

27/04/2016 - Atletas de badminton treinados pela Udesc Ibirama conquistam 15 medalhas em etapa estadual

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h