Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2012-11h44

Pós-doutoranda da Udesc Chapecó, especialista em minhocas, participa hoje do programa Jô Soares

A professora Marie Bartz, pós-doutoranda na Udesc de Chapecó, participa nesta quarta-feira (15) do programa Jô Soares, da Rede Globo de Televisão. Ela, que é uma das maiores especialistas em taxonomia de minhocas do solo, no Brasil, vai falar sobre descoberta de novas espécies na região Sul do país. O programa, gravado em 26 de julho, vai ao ar por volta da meia-noite

Marie Bartz também atua como pesquisadora no projeto SisBIOTA – Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade -, coordenado pelo professor Dilmar Baretta, do Departamento de Zootecnia da Udesc Chapecó. O projeto SisBIOTA é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação e Meio Ambiente.

Durante o curso de doutorado na Universidade Estadual de Londrina, a pesquisadora descobriu cerca de 10 novas espécies de minhocas no norte do Paraná. Agora, durante o pós-doutorado na Udesc Chapecó, Marie Bartz já detectou a existência de 12 novas espécies nas regiões do Planalto e Oeste de Santa Catarina. E em conjunto com pesquisadores gaúchos, também já descobriu outras 11 espécies de minhocas no Rio Grande do Sul.

As minhocas ajudam a decompor o material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo. As espécies do subsolo cavam túneis e criam passagens na terra para o ar, a água e raízes das plantas.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h