Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/03/2013-18h36

Udesc é bem avaliada por Comissão Externa de Avaliação

Antonio Heronaldo de Sousa (direita) recebe relatório de avaliação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu, pela primeira vez na história, a Avaliação Externa, uma das etapas de Avaliação Institucional da universidade. O processo, de responsabilidade da Comissão Externa de Avaliação instituída pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), foi encerrado na sexta-feira, dia 1º, com a divulgação do relatório final que atribuiu às ações da Udesc o conceito “além do referencial mínimo de qualidade".

No total, são cinco conceitos de classificação: muito além do referencial mínimo de qualidade (máximo); além do referencial mínimo de qualidade; similar ao referencial mínimo de qualidade; aquém do referencial mínimo de qualidade; e muito aquém do referencial mínimo de qualidade (mínimo).

“Acreditamos que a Udesc está no caminho certo e muitas das ações apontadas estão previstas no Plano de Gestão atual da universidade. Mesmo obtendo um conceito elevado, queremos a nota máxima e por isso vamos criar um plano de melhoramento institucional”, afirmou o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.

Processo de avaliação externa

A comissão esteve na universidade em dois momentos: dezembro de 2012, quando oito centros foram avaliados, e na última semana, quando foram visitados outros quatro centros de ensino. Esse processo de avaliação externa envolveu análise documental, reuniões com direções, professores, técnicos e alunos, além de visitas às instalações de cada centro da universidade, obedecendo às diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

As ações da Udesc foram avaliadas em dez dimensões: missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; políticas para o ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa, extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, para as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades; responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, seu desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho; organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios; infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;  políticas de atendimento aos discentes; e sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
A Udesc obteve em três das dimensões o conceito máximo, de "muito além do referencial mínimo de qualidade": a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a responsabilidade social da instituição; e a organização e a gestão da instituição.

A coordenadora de Avaliação Institucional, Delsi Fries Davok, destacou que a Udesc cumpriu todos os requisitos legais da análise externa. “O relatório, também confirma algumas constatações que nós já tínhamos, em especial, a preocupação com a sustentabilidade financeira e a infraestrutura da universidade”, acrescenta.

Próximos passos

De acordo com Delsi, a coordenadoria de avaliação e a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) irão, após homologação do resultado, traçar um plano de metas e ações para atender as questões apontadas na avaliação.

A Udesc anunciará o teor completo do relatório para a comunidade acadêmica em um seminário, ainda sem data marcada. A coordenadora se reunirá com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com as comissões setoriais para definir como os resultados serão divulgados.

O relatório também será encaminhado para o Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), para análise e parecer da Comissão de Educação Superior. Após aprovação do parecer será expedida resolução sobre a matéria e publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina um decreto estadual que dispõe sobre a homologação do parecer e da resolução. Além disso, os resultados serão considerados por comissão instituída para revisão do Plano 20 da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalistas Heloíse Guesser e Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142/ 3321-8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h