Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/04/2013-11h00

Projeto Voluntários com Alegria, da Udesc Ibirama, transforma lixo reciclável em produtos artesanais

Modelo de porta-talheres - Fotos: Divulgação
Lixo reciclável, como latas de conserva, potes de margarina, caixas de leite e garrafas pet, está sendo coletado e transformado em produtos artesanais na região de Ibirama. A atividade é feita por bolsistas em oficinas com grupos da terceira idade e associações de excepcionais. As ações são do projeto de extensão Voluntários com Alegria, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Ibirama.  

Segundo o coordenador da iniciativa, professor Marino Eyerkaufer, diretor de Extensão da Udesc Ibirama, por meio das técnicas ensinadas é possível transformar, por exemplo, uma caixa de leite em guarda-moedas ou um vaso de flor, um brinquedo (carrinho) para criança com uma garrafa pet ou ainda porta-talheres, canetas, luminárias ou outros objetos a partir de uma lata. 

Os idosos também aprendem origami, a arte tradicional e secular japonesa de dobrar papel sem cortá-lo, para criação de objetos.

Material

Os materiais recicláveis são entregues pela população de Ibirama e de outros municípios da região em uma sala do projeto de extensão da Udesc. São coletadas latas de extrato de tomate, de atum e sardinha, caixa de leite, potes de margarina ou de manteiga e garrafas de refrigerante.

De acordo com o professor Marino, as ações são realizadas anualmente e de acordo com o volume de material coletado. Neste ano, o projeto deverá atender cerca de 50 grupos de idosos da região. Nas oficinas, "é possível desenvolver novos trabalhos manuais que possam ser transformados em fontes de renda, além de criar espaços terapêuticos", ressalta o coordenador.

"A idéia é evitar que os idosos principalmente e crianças das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) fiquem ociosos. O projeto foi estruturado para que essas pessoas tenham uma vida ativa com novidades, além de valorizar a reutilização de materiais que, às vezes, ficam expostos nas ruas", frisa ele. 

Como fazer um objeto

Para confeccionar um porta-talheres, por exemplo, são necessários, além da lata, tecidos, cola branca e pincel.

O objeto é feito desta forma: recorte tiras de tecido da cor predileta com dois centímetros de largura e, com um pincel chato, passe uma quantidade generosa de cola branca em toda a lata.

Aguarde a secagem por dois minutos e, em seguida, aplice as tiras de tecido fazendo uma sobreposição. Depois, passe cola na borda da lata e aplique um pedaço de cordonê (fio feito de puro algodão) para fazer o acabamento.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h