Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2013-17h24

Evento na Udesc divulga curso de avaliação econômica de projetos sociais para estudantes

Palestra atraiu acadêmicos de diferentes cursos. Fotos Gustavo Cabral Vaz/Ascom

Acadêmicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram na manhã desta sexta-feira, 9, de uma palestra de divulgação do curso gratuito de Formação Básica para Avaliadores, promovido pela Fundação Itaú Social, em parceria com o programa de extensão Esag Comunidade. O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Com 40 vagas e inscrições abertas até o próximo dia 20 pelo site da fundação, o curso será oferecido a partir do dia 27 de agosto, no Laboratório de Informática da Udesc Esag, com aulas semanais às terças-feiras, das 18h às 22h.

O principal palestrante do encontro foi o professor titular da Cátedra IFB e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Naércio Menezes, consultor da Fundação Itaú Social desde 2004 e idealizador da metodologia quantitativa usada no curso.

Custo-benefício

O professor Naércio falou sobre a importância da avaliação econômica, destacando que a metodologia permite não apenas medir o impacto das ações, mas quantificar quanto custaram e quais os beneficios gerados: "Esclarecer a relação custo-benefício de iniciativas sociais é fundamental porque os recursos nessa área são escassos", afirmou o professor, para quem todos os projetos públicos devem ser avaliados.

Ele apresentou os principais conceitos da metodologia e citou dois exemplos de sua aplicação: em um programa do governo mexicano realizado a partir do final dos anos 1990 - o Progresa - de transferência de renda familiar, condicionado a freqüência escolar e exames de saúde; e o Programa Jovens Urbanos, da Fundação Itaú Social, que visou qualificar jovens em situação de vulnerabilidade social no estado de São Paulo.

Naércio observou ainda que o curso abre diferentes áreas de atuação e oportunidades de carreira para aos acadêmicos participantes.


Também participou do encontro o representante da Fundação Itaú Social Antônio Bresolin, que falou sobre o trabalho da instituição, que desenvolve iniciativas na área educacional, e sobre o curso, nascido do esforço em avaliar as iniciativas da própria fundação.

Cultura de avaliação

Segundo Bresolin, o objetivo da promoção desses cursos - desenvolvidos inicialmente para gestores de projetos sociais, e desde 2011 oferecido também no ambiente acadêmico - é disseminar a cultura de avaliação. A primeira edição, inclusive, foi realizada na Udesc Esag.

Ele ressaltou a importância de parcerias com instituições como a Udesc Esag e dos resultados gerados pelos cursos, "cujo conteúdo pode contribuir de fato para a melhoria de políticas públicas e de organizações sociais".

A diretora de Extensão da Udesc Esag, professora Carolina Andion, agradeceu na ocasião a parceria e destacou o curso como uma oportunidade ímpar para alunos buscarem um diferencial em seus currículos.

Ela também lembrou que, como curso de extensão universitária, a atividade pode ser validada como horas complementares, obrigatórias para a conclusão da graduação - a carga horária é de 100 horas/aula.


Pré-requisitos

Voltado a alunos de graduação, em especial estudantes de Economia, Finanças, Administração, Serviço Social, Psicologia e Engenharias, o curso é composto por aulas teóricas e práticas, e visa capacitar seus participantes para a avaliação de projetos sociais, apresentando conceitos e instrumentos para mensuração de impacto e retorno econômico.

Os pré-requisitos incluem noções de Estatística, Matemática Financeira e Planilha Eletrônica (Excel); além de disponibilidade para realizar a avaliação de um projeto social como atividade prática.

Mais informações no site www.redeitausocialdeavaliacao.org.br/cursos-e-oficinas

Esta será a segunda vez que o curso será ministrado na Udesc Esag na versão de extensão universitária. No ano passado, dois trabalhos de avaliação elaborados durante a edição de 2011 foram apresentados em um seminário realizado no centro de ensino, em setembro.

Leia mais:
14/09/2012 - Metodologia para avaliação econômica de projetos sociais é tema de Seminário na Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Fone: (48) 3321-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h