Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/09/2013-15h39

Evento na Udesc divulga programa nacional de apoio à arte e à cultura nesta sexta


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá nesta sexta-feira, 27, a gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, Sonia Sobral, que anunciará em Florianópolis o novo formato do Rumos, programa de apoio a projetos e pesquisas sobre arte e cultura brasileiras, cujas inscrições já estão abertas e irão até 14 de novembro.

O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorre às 17h30, no Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes (Ceart). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3321-8307 e pelo e-mail extensaoceartudesc@gmail.com.

Modificações

No encontro, serão explicadas as mudanças que ocorreram nessa edição para a submissão de projetos no edital. Na sua 16ª edição, impelido pelo novo ambiente de produção cultural e pelos conceitos colaborativos das plataformas digitais, o Rumos passou por diversas modificações.

Uma das mudanças é que agora, ao invés de abrir editais específicos para cada área de expressão artística ou intelectual, o Rumos oferece amplo campo de escolha e um mesmo projeto pode ser inscrito em diferentes modalidades. O participante – individual, duplo, trio, coletivo ou em grupo – não é obrigado a se enquadrar em uma única delas, a não ser que ache necessário.

A nova roupagem do programa foi gestada ao longo de um ano. O instituto convidou produtores, artistas, pesquisadores e cientistas a trabalhar em conjunto com gestores da instituição para chegar à sua atual forma.

A lista é composta por Juarez Fonseca, crítico de música; Marcelo Evelin, coreógrafo, pesquisador e intérprete; Marcelo Gomes, cineasta; Nélio Bizzo, biólogo especializado em pesquisa em educação; Reinaldo Pamponet, empreendedor e pesquisador em novos modelos econômicos e inovação social; Regina Silveira, artista visual e destaque na produção pioneira no Brasil com vídeo e outros suportes multimídia; e Valmir Santos, crítico e pesquisador teatral.

A eles, juntaram-se os gestores do Itaú Cultural Claudiney Ferreira (literatura e audiovisual), Edson Natale (música), Marcos Cuzziol (inovação em arte e tecnologia), Sofia Fan (artes visuais), Sonia Sobral (teatro e dança) e Valéria Toloi (educação e arte). O mesmo time agora integra a comissão de seleção dos projetos e a mediação junto aos artistas.

Modalidades

O Rumos 2013 oferece várias escolhas para a inscrição dos projetos: a circulação de repertório de apresentações artísticas e de acervos no Brasil e no exterior; projetos de desenvolvimento de trabalhos artísticos – de instalações, composições, performances e coreografias a roteiros, espetáculos, ensaios fotográficos, programas de rádio, TV, internet, documentários, CDs e DVDs.

Outras opções são projetos de desenvolvimento de programas de computador artísticos/culturais, como plataformas web, games, agentes inteligentes, aplicativos etc; e organização e preservação de acervos, digitalização de documentos, entre outros, relacionados à arte e à cultura brasileiras.

Projetos em andamento para finalização também entram nas novas modalidades, assim como os que têm foco na educação cultural, formal ou não formal, desde que sejam realizados no Brasil, assim como o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à arte e à cultura brasileiras e a publicação de projetos para a edição de livro, catálogo, revista, jornal, fanzine, quadrinhos ou outros, em qualquer suporte.

Críticas acadêmicas e jornalísticas às produções contemporâneas em todos os campos de expressão artística entram entre as modalidades no mesmo programa, bem como propostas de indivíduos ou coletivos para vivências em residências nas áreas de artes, cultura, pesquisa e educação no Brasil ou no exterior e projeto de realização de seminário, simpósio, debate e oficina, entre outros, com a possibilidade de convidados do Brasil e/ou do exterior.

Se o artista conceber um projeto que não se aplica a uma destas modalidades, ele pode inscrevê-lo especificando detalhadamente o seu objetivo para avaliação da comissão de seleção.

Inscrições e premiações

Seguindo a política das edições anteriores, as inscrições são gratuitas, podendo ser efetuadas até às 23h59 (horário de Brasília) de 14 de novembro, apenas no site oficial. Ao contrário das edições anteriores, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a ser contemplados.

Essa decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural, observando o limite orçamentário do programa. O montante total aportado por proposta, projeto ou obra selecionada, observará o limite de até R$ 400 mil brutos.

Os selecionados serão informados por telefone e/ou e-mail até 27 de maio de 2014. Em seguida, os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural e nos meios de comunicação.

Serviço:

O QUÊ: Encontro Rumos Itaú Cultural 2013 – Florianópolis (SC).
QUANDO: Sexta-feira, 27, às 17h30.
ONDE: Auditório da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Itaú Cultural
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h