Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2013-11h08

Egressos dos cursos de extensão da Udesc Oeste criarão Associação Apontador de Estrelas

Como resultado das ações de extensão do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina, o Grupo de Astronomia do Oeste Catarinense realizará assembleia em 21 de outubro, em Chapecó, para fundar a Associação Apontador de Estrelas, formada por cerca de 20 integrantes, dois deles professores da Udesc Oeste. O encontro será às 19h30, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Chapecó.

A criação da entidade foi a alternativa encontrada pelo Grupo de Astronomia para dar apoio às atividades científicas e culturais e divulgar as pesquisas na região Oeste sobre Astronomia e ciências correlatas.

"Foi a forma que encontramos para tornar formal a existência e a atuação desse grupo de pessoas que busca disseminar essa ciência que encanta pessoas", disse o professor Daniel Iunes Raimann, doutor em Astronomia e diretor de Ensino da Udesc Oeste.

A Associação Apontador de Estrelas será formada por integrantes de diferentes segmentos da comunidade, entre eles os professores da Udesc Oeste Daniel Iunes Raimann e Paulo Ficagna e a técnica Simone Marcon.

Os membros da entidade participaram das ações de extensão sobre astronomia do projeto Espaço Astronomia Udesc – Pinhalzinho como observação de Júpiter, Sol e Lua por meio de telescópio da universidade. O aparelho mede oito polegadas, de tamanho médio e pode ser transportado.

Além dessas atividades, a Udesc Oeste realiza desde 29 de agosto, com término previsto em 28 de novembro, o curso de extensão sobre Astronomia e Astronáutica, em Chapecó. Também desenvolveu com alunos de Chapecó, Saudades e Pinhalzinho, um curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, realizada anualmente.

Parque Galileu

Para Raimann, o maior desafio da Associação Apontador de Estrelas será tornar viável a construção, manutenção e gestão do Parque Astronômico Galileu para fomentar os fundamentos e estudos da Astronomia observacional e ampliar o conhecimento das Cências Naturais.

Segundo ele, o projeto terá a função de integrar observatório astronômico, planetário, museu de ciências, salas de conferência e multiuso, área administrativa, laboratórios internos e externos, espaço de convivência e contorno com áreas verdes.

"O parque vai oferecer aos estudantes e às comunidades da região Oeste um espaço de estudo sobre as ciências da natureza, de tecnologia e de desenvolvimento cultural, além de  se tornar uma referência turística", ressalta ele.

Raimann informou que o projeto arquitetônico do Parque Astronômico já está pronto e sua construção está orçada em R$ 4 milhões. "Estamos conversando com as universidades e políticos da região para a obtenção de recursos necessários para tornar viável a obra", disse. O professor da Udesc Oeste aponta a zona rural de Chapecó como local ideal para a edificação do projeto.

Sobre o grupo

O Grupo de Astronomia do Oeste Catarinense surgiu em março de 2012 e é integrado por egressos dos cursos de extensão sobre Astronomia e Astronáutica da Udesc Oeste e de outras instituições de ensino da região.

Desde sua criação, o grupo já visitou o Observatório de Videira, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, instalado no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (|PR), e a missão jesuítica Guarani de San Cosme e San Danian, no Paraguai, onde está localizado o Centro de Interpretação Astronômica Boaventura Suarez.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h