Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/02/2014-16h21

Convênio da Udesc Lages recebe equipamentos para elaborar plano de resíduos sólidos na Serra

Aparelhos serão instalados em sala de associação de municípios - Foto: Oneris Lopes/Ascom Amures
O Núcleo de Pesquisas Tecnológicas e Informações da Serra Catarinense (NPTI) foi implantado nesta segunda-feira, 17, com a entrega de computadores e componentes avaliados em R$ 160 mil que serão usados em levantamentos de campo e criação de bando de dados para planejar a gestão de resíduos sólidos de 17 cidades da região.

O NPTI é fruto de um convênio firmado em 2013 entre o curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages e o Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama).

Na parceria, também estão a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que cedeu uma sala de sua sede, em Lages, para a montagem dos aparelhos.

"A serventia final desses equipamentos é de grande valia e essa parceria com a universidade está apenas começando", destacou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Udesc Lages, professor Valter Antonio Becegato.

Etapa inicial

A primeira tarefa do NPTI será a criação do Sistema de Informações Geográficas (SIG), que ajudará a formar a base de dados necessária para criar um sistema de gestão informatizado e definir os projetos de serviços dos municípios em limpeza pública, coleta e transporte dos resíduos sólidos.

Para o coordenador técnico do projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Departamento de Engenharia Ambiental, professor Sílvio Luís Rafaeli Neto, o desenvolvimento desse protótipo servirá de modelo para outras regiões do Estado.

"Sabemos que os municípios carecem de informações e precisam estar integrados para viabilizar ações prática. Isso traduz a importância desse banco de dados que estamos compondo", acrescentou o prefeito de Bom Jardim da Serra e presidente da Amures, Edelvânio Topanoti.

Além de Bom Jardim da Serra, o convênio abrange Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.

Leia mais:

5/3/2013 - Udesc firma convênio para elaborar Plano Intermunicipal de Gestão de Integração de Resíduos Sólidos

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Amures
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h