Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/03/2014-18h53

Mesa-redonda na Udesc reúne autoridades e especialistas para debater questões de gênero

Mesa-redonda ocorreu no Plenarino da Reitoria, na Capital - Fotos: Célia Penteado/Ascom Udesc


Nesta sexta-feira, 14, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) finalizou o seminário "As questões de gênero na Udesc" com a mesa-redonda "Os desequilíbrios de gênero nas instituições de ensino superior: Diversas perspectivas da tomada de decisões", que contou com a ex-prefeita de Florianópolis Ângela Amin, primeira mulher a ocupar o cargo, a deputada estadual Ângela Albino e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Scheila Sabag.

Também participaram do debate duas professoras da Udesc, Jimena Furlani, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e Gabriela Mager, diretora-geral do Centro de Artes (Ceart), além da docente Mara Coelho de Souza Lago, do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Entre outros temas, foram abordadas questões como as políticas e estratégias que devem ser implementadas sobre igualdade de gênero na Udesc, que é representante brasileira das instituições de ensino superior dentro do projeto Equality, que hoje congrega 22 países de todo o mundo, quatro da Europa e 18 da América Latina.

O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, falou do compromisso da universidade em promover a igualdade entre homens e mulheres, destacando que tem refletido sobre o tema. "Estou aqui de modo bastante receptivo e atento, com a mente aberta, disposto a aprender com essa discussão para, se possível, propor caminhos à universidade", afirmou.

Em 2012, o corpo docente da Udesc era composto por 600 homens e 400 mulheres. Por sua vez, a graduação tinha 6.400 alunos e 7.527 alunas e a pós-gradação, 884 homens e 988 mulheres.

Sobre o evento

A coordenadora técnico-científica do Equality na Udesc, Sonia Laus, destacou que o evento financiado pelo programa Alfa III, da União Européia, teve bastante aceitação por parte do público.

"A iniciativa promoveu maior visibilidade às questões de gênero. Tivemos o apoio do governo estadual e esperamos também contar com a participação do governo federal na próxima edição", disse.

Além de debates, o seminário trouxe os representantes de laboratórios e núcleos de pesquisa da Udesc sobre o tema, que puderam apresentar seus pontos de vista acerca das práticas de gestão que contemplem a inserção qualificada de mulheres na academia e no mercado de trabalho, entre outros assuntos.

Leia mais:

13/3/2014 - Seminário debate elaboração de projeto amplo sobre questões de gênero na Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Célia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefones: (48) 3321-4182/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h