Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

10/04/2018-12h18

Cerimônia nesta sexta-feira oficializa Udesc como Embaixada de Direitos Humanos

Udesc integra a OIDH por meio do Gepes - Foto: Assessoria de Comunicação
Será realizada nesta sexta-feira, 13, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, a cerimônia de instalação da Embaixada de Direitos Humanos ao Serviço da Humanidade, ligada ao Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH).

A universidade integra a organização desde o segundo semestre do ano passado, por meio do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais (Gepes). O grupo é resultado de um projeto de extensão criado há cerca de 15 anos na Udesc Joinville. Com a missão de aproximar a universidade da comunidade, o Gepes debate sobre questões ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e busca a garantia de políticas públicas. 

Em parceria com o Grupo Regional de Articulação de Ações em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Gradcia), o Gepes reúne mensalmente os Conselhos Tutelares e de Direito de 16 municípios das regiões norte e nordeste de Santa Catariana, para articular e promover ações em benefício dos municípios.

Conforme a professora Jurema Iara Reis Belli, coordenadora do Gepes, a Udesc é a primeira Embaixada de Direitos Humanos do OIDH no Brasil e terá a missão de acolher todas as universidades da América Latina interessadas em compor os núcleos de estudo vinculados ao Observatório. “É um passo muito grande porque cada país tem uma universidade embaixadora e, no Brasil, a Udesc terá essa missão.”

Segundo o presidente do OIDH, Luís Eduardo Afonso Andrade, a Udesc passa a integrar o Quadro de Mérito do OIDH junto a um vasto número de entidades de diferentes lugares do mundo, que têm, em comum, o objetivo de contribuir para a paz no mundo e o bem comum da humanidade. “Constitui para o OIDH uma honra ter uma representação desta natureza, nessa distinta universidade. Nossa intenção é que, com este protocolo, se venha contribuir para o bem comum, em prol de toda a humanidade”, disse Andrade.

A cerimônia de instalação da Embaixada de Direitos Humanos na Udesc acontecerá no Auditório do Bloco F do CCT, às 14h. O evento contará com a presença do reitor, Marcus Tomasi, de prefeitos, conselheiros tutelares e de Direito das regiões norte e nordeste.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC