Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

11/06/2018-17h20

Editais de iniciação à docência e residência pedagógica voltados a alunos da Udesc têm inscrições nesta semana

Alunos de licenciatura podem se inscrever para bolsas e vagas como voluntários - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará nesta semana as inscrições de estudantes interessados em atuar como bolsistas ou voluntários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), voltado à formação de professores para a educação básica, e do Programa de Residência Pedagógica (RP/Udesc). Nos dois programas, as vagas são para o período de agosto deste ano a janeiro de 2020.

Acesse os editais: Para o Pibid, as inscrições encerram nesta quarta-feira, 13, e devem ser feitas nos departamentos dos cursos de licenciatura envolvidos. São ofertadas 138 bolsas e 43 vagas para voluntários, distribuídas nos seguintes centros:
  • Artes (Ceart): Artes Visuais, Música e Teatro (20 bolsistas e 6 voluntários);
  • Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid): Educação Física (6);
  • Ciências Humanas e da Educação (Faed): História (20 bolsistas e 6 voluntários), Geografia (20 bolsistas e 6 voluntários) e Pedagogia (19 bolsistas e 7 voluntários);
  • Ciências Tecnológicas (CCT): Física/Química (20 bolsistas e 6 voluntários) e Matemática (20 bolsistas e 6 voluntários)
  • Educação a Distância (Cead): Pedagogia (19 bolsistas e 6 voluntários).
Os candidatos passarão por entrevistas em 14 e 15 de junho e o resultado será divulgado três dias depois. Mais informações podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), pelo e-mail pibid.reitoria@udesc.br e com os coordenadores de área dos subprojetos, listados no edital.

Residência pedagógica

Já as inscrições para o Programa de Residência Pedagógica (RP/Udesc), voltado a estudantes de licenciatura da Udesc Faed, terminam na próxima sexta-feira, 15, e devem ser feitas na Direção de Extensão do centro de ensino. São ofertadas ao todo 72 bolsas e 18 vagas para voluntários, distribuídas entre os cursos de Pedagogia, História e Geografia (24 bolsas e 6 vagas para voluntários em cada).

Os candidatos passarão por entrevistas entre 18 e 22 de junho e o resultado será divulgado no dia 26. Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Extensão da Udesc Faed, pelo e-mail dex.faed@udesc.br e com os coordenadores de área do subprojeto, listados no edital.

Nos dois programas, as bolsas mensais têm valor de R$ 400 e não podem ser acumuladas com quaisquer outras (exceto auxílio-permanência), mas é permitido ter emprego, desde que não seja na Udesc ou em escolas participantes do programa.

Política nacional

Os dois programas fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). O Programa de Residência Pedagógica visa induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Já o Pibid tem como objetivo visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Na Udesc, a coordenação geral do Pibid está a cargo da professora Fabíola Sucupira Ferreira Sell, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc em Joiville, e a coordenação do Residência Pedagógica é feita pelo professor Lourival José Martins Filho, da Udesc Faed.

A pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, destaca a importância da participação da Udesc nos programas de profissionalização docente realizados em parceria com o MEC: "A presença da universidade nesses programas qualifica os cursos de licenciatura da instituição, com a realização de ações em parceria com as escolas de Educação Básica".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Alunos de licenciatura podem se inscrever para bolsas e vagas como voluntários
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC