Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

11/06/2018-14h56

Egresso de Engenharia Civil da Udesc integra equipe de voleibol do Barcelona FC

Douglas nos Jogos Universitários de Uberlândia, em 2015. Foto: Arquivo pessoal/divulgação
Seguir a carreira acadêmica e acreditar no sonho de ser um jogador de voleibol profissional de sucesso. Esse é o objetivo de Douglas Stringari, 26 anos, formado no curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc, em Joinville. Há aproximadamente um ano, Douglas se mudou para Barcelona, na Espanha, com o objetivo de cursar um mestrado na área e trabalhar.

Mas o vôlei, que já fazia parte da sua vida desde a infância, não era um simples hobby para ser deixado no passado: na Europa, foi chamado para fazer parte do time FC Barcelona

Natural de Taió, no interior de Santa Catarina, Douglas se mudou para Jaraguá do Sul ainda criança e foi lá que teve seu contato inicial com o esporte. O egresso da Udesc estudou em escola pública até o sétimo ano do ensino fundamental. Foi quando conseguiu uma bolsa, por meio do esporte, em uma escola particular. "O vôlei faz parte da minha realidade há anos", lembra.

A mudança para a Espanha foi logo após a formatura no curso superior. Paralelamente, ele passou em um teste para fazer parte da equipe de vôlei do time local, o FC Barcelona. Hoje, ele estuda e trabalha durante o dia, à noite treina e nos finais de semana joga pela Superliga de Voleibol da Espanha.  

Incentivo ao esporte

Enquanto foi aluno da Udesc, Douglas participou de campeonatos universitários em nível estadual e nacional. Segundo ele, a estrutura proporcionada pela instituição, como academia, viagens e treinos, ajudaram bastante em seu desenvolvimento profissional e pessoal no vôlei.

Douglas lembra da sua técnica do time de voleibol masculino na Udesc, Elisa Del'Antonio. "A Elisa é uma grande amiga e uma grande técnica, sempre correndo atrás para conseguirmos ir nas competições", conta. Elisa destaca as qualidades técnicas de Douglas: habilidade nas ações defensivas e um ataque muito forte.

Com 1,91m de altura, Douglas é atacante/ponteiro passador e tem uma média de 18 pontos por jogo. "Além disso, é um atleta que pensa no coletivo dentro e fora da quadra, sempre muito querido por todos", acrescenta Elisa. 

Douglas pretende ficar na Espanha e trabalhar com obras sustentáveis. E, lado a lado com a Engenharia Civil, continuará exercendo o vôlei profissional – seu contrato no FC Barcelona será renovado para a próxima temporada. 

Sobre o FC Barcelona

Fundado em 1970, o FC Barcelona é um clube de voleibol masculino e atualmente joga na Superliga Espanhola, máxima competição da categoria. Na última edição, o time foi campeão da Liga Catalã e ficou em sexto lugar na Superliga. Além de Douglas, há quatro outros estrangeiros no time: um russo, um chileno, um venezuelano e um dominicano. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Matéria produzida pela estagiária de Jornalismo Lavínia Beyer Kaucz, com edição dos jornalistas da Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom).
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC