Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

06/07/2018-11h18

Rádio Udesc FM Joinville e curso de Jornalismo mantêm parceria em produções radiofônicas há 13 anos

No final de 2005, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica Científica Cultural que abriu portas para que muitas produções radiofônicas da faculdade fossem veiculadas na emissora - Foto: Divulgação
A parceria entre o curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc e a Rádio educativa UDESC FM (91,9) está completando 13 anos. No final de 2005, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica Científica Cultural que abriu portas para que muitas produções radiofônicas, realizadas dentro das disciplinas práticas de rádio, como o informativo Macrofone, mesas-redondas, especializados, documentários e os spots “A Palavra É?”  e “Direito e Cidadania” (2008 a 2010), fossem veiculados na emissora.

Durante algum tempo, os alunos produziram reportagens para o programa científico “Ondas da Ciência”. Além disso, vários trabalhos de Projeto Experimental de Rádio foram transmitidos na Udesc.

O desafio, no entanto, foi mais longe. Desde 2011, os estudantes começaram a produzir em sala de aula as pautas e roteiros de mesas-redondas para serem apresentadas ao vivo na emissora, à noite, em dias das aulas. Praticamente em todos os semestres letivos os jovens, divididos em equipes e sob a orientação do professor, vivenciaram a experiência de colocar num ar um programa com especialistas da cidade para dialogar sobre diferentes temas.

Para a faculdade de Jornalismo, a parceria com uma rádio educativa é imprescindível para que os jovens conheçam e experimentem como é produzir um programa ao vivo e gravado no estúdio de rádio da instituição para ser ouvido pelas ondas hertzianas e online. O processo é pedagógico e faz com que a responsabilidade de cada um se volte para a relevância de trabalhar com conteúdo de interesse público, educativo, cultural, contribuindo assim, para a formação da cidadania dos ouvintes, salienta a jornalista e professora de Radiojornalismo Izani Mustafá.

Uma série de quatro novos programas especializados, produzidos pelos estudantes, serão veiculados a partir da próxima sexta-feira, 13, às 20h30, informou a coordenadora da Rádio Udesc FM Joinville, Leila Torres.

Os programas serão:

Dia 13.07  - 1. Joinville, a cidade da dança
Produção: Destiny Goulart, Diego Mahs, Leonardo Koch, Liandra Tank e Mariana Costa.

Dia 20.07 - 2. Marielle Franco, presente!
Produção: Gabriela Bittencourt, Marília Comelli, Taynara Reinert e Viktória Rodrigues

27/07 - 3. Tela preta
Produção: André Lima, Bruna Milany, Jéssica Bett e Mayara Oliveira

Dia 03.08 - 4. Novas ferramentas digitais no jornalismo
Produção: Annabel Nascimento, Camila Campos, Helena Bosse Souza, Milena Costa e Vinicius Leonardo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC