Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

19/04/2018-14h21

Técnica da Udesc apresenta tese de doutorado sobre uso de jogos para reabilitação no dia 24

Tania atua no setor de Informática do Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis - Foto: Arquivo pessoal
A analista de sistemas Tania Brusque Crocetta, técnica universitária do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará uma apresentação pública da sua tese de doutorado para a comunidade acadêmica na próxima terça-feira, 24, às 10h, no auditório da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Com o título "Validade e confiabilidade de tarefas em ambiente de realidade virtual para recuperação de indivíduos com transtornos das habilidades funcionais", a tese foi defendida e aprovada em 7 de março, no Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André (SP).

A técnica da Udesc Cefid foi orientada pelo professor Carlos Bandeira de Mello Monteiro, da FMABC e da Universidade de São Paulo (USP), e coorientada pelo professor Luiz Carlos de Abreu, da FMABC.

Tania, que também tem Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid, atua na Coordenação de Informática do centro de ensino.

Sobre o doutorado

Segundo Tania, seu doutorado teve início junto à equipe de desenvolvimento de jogos com realidade virtual da área de Sistemas de Informação da USP, onde foi responsável pela análise, especificação de requisitos e testes de um pacote de software – o Team Bridge Games – criado por um grupo de pesquisadores.

"Fazendo a ponte entre mestrandos e doutorandos da FMABC e da Each-USP, pude acompanhar pesquisas com uso de jogos em diferentes patologias e locais de coleta, observando as reais necessidades dos pesquisadores e fazendo ajustes no software, especificando melhorias, correções ou propondo novas funcionalidades", relata.

Tania conta que o pacote Team Bridge Games obteve premiações significativas na área: em 2016, venceu a edição nacional da Imagine Cup, na categoria "Cidadania", e, no ano seguinte, voltou a ser finalista na mesma competição. Organizada pela Microsoft, a Imagine Cup é conhecida como as "Olimpíadas da Computação".

O pacote também recebeu menção honrosa no Project Blueprint Challenge, na categoria "Cidadania Mundial".

Eslováquia

A riqueza de informações apurada nesse processo levou a doutoranda a propôr um projeto de pesquisa, com bolsa de doutorado-sanduíche do Programa Erasmus Mundus, para fazer análise e mineração de dados.

Contemplada, Tania passou dez meses na Faculdade de Ciências da Gestão e Informática da Universidade de Zilina (Uniza), na Eslováquia, onde teve contato com projetos de robótica, simulação de células em corrente sanguínea e inteligência artificial desenvolvidos por grupos de pesquisa da instituição.

A experiência internacional incluiu ainda apresentações de trabalhos e uma visita às universidades de Cambridge e Oxford, na Inglaterra, acompanhada do seu orientador, professor Carlos Bandeira.

Benefícios

Tania relata que o doutorado lhe rendeu a publicação de artigos científicos, parcerias com grupos de pesquisa de diferentes instituições e a participação em congressos e seminários. Ela também foi convidada a apoiar as aulas da disciplina de Introdução à Informática, ministrada nos cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia da FMABC.

"Foi uma experiência muito rica, pelos conhecimentos técnicos e também pelo crescimento humano. Conhecer diferentes linguagens de programação, técnicas de desenvolvimento e processos em outras universidades abre caminhos para implantação ou adaptações em processos existentes na Udesc Cefid", afirma.

Tania afirma que coletas em diferentes instituições – junto a associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), grupos de idosos, escolas e instituições de apoio à pessoas com deficiências – lhe deram a certeza de que "podemos sempre usar o conhecimento adquirido na universidade em prol do bem-estar, especialmente com o uso das novas tecnologias para o ensino, a reabilitação, a socialização e a melhora da qualidade de vida".

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas podem ser obtidas pelo e-mail tania.crocetta@udesc.br.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Serviço

O QUÊ: Apresentação pública da tese de doutorado " Validade e confiabilidade de tarefas em ambiente de realidade virtual para recuperação de indivíduos com transtornos das habilidades funcionais", da técnica Tania Brusque Crocetta.
QUANDO: Terça-feira, 24, às 10h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Tania atua na Coordenação de Informática da Udesc Cefid
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC