Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

19/04/2018-10h25

Udesc Joinville promove 2º Ciclo de Capacitação para Professores em 3 e 4 de maio

Evento será ministrado pelos professores Ives Solano Araújo e Eliane Ângela Veit - Fotos: divulgação
Será realizado entre os dias 3 e 4 de maio, o 2º Ciclo de Capacitação para Professores do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville. O evento faz parte da política de ensino proposta pela Direção Geral e está sendo organizado pela Direção de Ensino de Graduação, dando prosseguimento ao plano de capacitação continuada.

O evento será ministrado pelos professores Ives Solano Araújo e Eliane Ângela Veit, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os dois professores fazem parte de um grupo pioneiro na aplicação de metodologias inovadoras em educação no Brasil e pertencem às mesmas áreas científicas de vários professores da graduação do CCT, permitindo que possam contribuir com a maioria dos docentes do centro na formação dessas metodologias ativas.

O Ciclo de Capacitação consistirá de duas palestras abertas ao público, com duração de uma hora, sem necessidade de inscrição prévia e com certificado para atividades complementares. Após as palestras, dois minicursos exclusivos serão oferecidos para docentes com vagas limitadas a 25 participantes. Confira a programação:

3/05 - Ensino de Física e inovação didática: uma relação necessária.
Prof. Ives Araújo
17h às 18h - Palestra - Aberta ao público – Auditório Bloco E
18h às 18h30 - Coffee Break Orgânico - Sala F104 (exclusivo para inscritos)
18h30 às 20h30 - Minicurso - Sala F104 – Inscrição: http://www.cct.udesc.br/?idFormulario=351

4/05 - Ensino de Ciências no Século XXI: rumos e possibilidades com o uso de TICs. Prof. Eliane Ângela Veit
8h30 às 9h30 - Palestra - Aberta ao público – Auditório Bloco E
9h30 às 10h - Breakfast Orgânico - Sala F104 (exclusivo para inscritos)
10h às 12h - Minicurso - Sala F104 – Inscrição: http://www.cct.udesc.br/?idFormulario=352

O 2º Ciclo de Capacitação vem reforçar a importância e marcar a inauguração da Sala de Metodologias Ativas. Além de gerar uma mudança interna de atuação na Udesc Joinville, a iniciativa tem o objetivo de contemplar as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) das engenharias, que estão em análise no Conselho Nacional de Educação (CNE). Uma das mudanças principais nos cursos de engenharia envolverá exatamente a formação de engenheiros desenvolvida por “metodologias inovadoras”, tal como descrito em uma proposta efetuada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação Brasileira de educação em Engenharia (Abenge). Essas metodologias inovadoras são compostas, segundo o documento, por metodologias ativas, entre outras.

A proposta efetuada pela Abenge e CNI, que está em análise no CNE, pode ser conferida no link:  http://www.abenge.org.br/file/PropostaDCNABENGEMEI_CNI.pdf

Mesmo sem terem sido aprovadas ainda, as ideias que tratam de metodologias inovadoras podem ser tomadas como base para inspiração a modificações em cursos de engenharia para fins de sua modernização.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC