Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

29/06/2018-13h55

Udesc Joinville realiza parceria com prefeitura municipal para melhorar mobilidade urbana

Instituição poderá consultar a base de dados do Smart Mobility para elaboração de pesquisa, desenvolvimento e inovação - Foto: Jonas Pôrto
O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, estabeleceu parceria com a Prefeitura Municipal para utilização do Smart Mobility. A Instituição poderá consultar a base de dados do sistema para elaboração de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O Smart Mobility permite aplicar dados e tecnologia à geração de inteligência em mobilidade, sendo composto por cinco fases: diagnóstico, estimativa de demanda, simulação, intervenção, além de monitoramento e acompanhamento do trânsito.

Desde setembro de 2017, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) vem armazenando dados de fluxo de veículos provenientes dos radares de velocidade, além de informações de engarrafamentos por meio de uma parceria
com o Waze. Estes dados são processados e cruzados com outras informações, como o SIMGeo (sistema de informações georreferenciadas do município), OpenStreetMaps (repositório aberto de informações cartográficas) e números do Corpo de Bombeiros Voluntários de
Joinville.

Para o professor Fabiano Baldo, do Departamento de Ciência da Computação, a parceria com o Sepud tem viabilizado a realização de vários trabalhos de pesquisa, tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação, assim como de extensão, principalmente relacionados ao Núcleo de Estudos sobre Mobilidade Sustentável (Nemobis).

Dentro do Nemobis, a universidade realiza desde 2015 a avaliação da qualidade das ciclovias e ciclofaixas da cidade de Joinville. Além disso, dentro do mesmo núcleo, já foram desenvolvidos diversos outros projetos de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Ainda, ressalta o professor, “Com a criação do big data de mobilidade, a universidade poderá desenvolver trabalhos de análise de dados sobre mobilidade até então impossíveis. Com a participação das universidades neste trabalho a cidade terá muito a ganhar, pois a academia conta com profissionais especializados na transformação dessas informações em conhecimento relevante para o planejamento da mobilidade de Joinville”.

O professor ressalta que a Udesc está engajada neste projeto e que o objetivo é fornecer à Prefeitura conhecimento sobre a mobilidade da cidade por meio de indicadores que auxiliem a repensar a mobilidade do futuro.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC