Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

06/06/2018-17h41

Alunos e docentes da Udesc Cead podem participar da avaliação dos cursos até dia 22

Udesc Cead tem três licenciaturas: Informática, Ciências Biológicas e Pedagogia - Foto: Secom Udesc
Até o próximo dia 22, estudantes e professores do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), poderão participar da avaliação dos cursos de graduação. Atualmente, a unidade conta com três licenciaturas: Informática, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Para participar, basta acessar o Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), clicar no menu lateral "Responder Avaliação Institucional" e selecionar o período 2018/1. O acesso pode ser feito por tablets e smartphones e também é possível utilizar o aplicativo MentorWeb, da Edusoft, para acessar o Siga.

Os acadêmicos podem opinar sobre o curso, o desempenho de professores e tutores presenciais e a distância, além de avaliar as disciplinas cursadas e a infraestrutura dos polos presenciais.

Já os professores avaliarão o próprio desempenho, a organização didático-pedagógica do curso e das disciplinas ministradas, os tutores presenciais e a distância e a infraestrutura da Udesc Cead e dos polos.

Gestão e reconhecimento dos cursos

A avaliação interna é um dos procedimentos pelos quais a universidade busca detectar potencialidades e fragilidades e preparar mudanças nos cursos.

Os dados também servem para a regulação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), que atua no reconhecimento dos cursos de graduação e na renovação dessa condição, que ocorre a cada três anos.

O procedimento envolve a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), a Comissão Própria de Avaliação (CPA), além das pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Planejamento (Proplan), que utilizam as informações coletadas nas tomadas de decisão.

Os resultados são divulgados no centro pela Comissão Setorial de Avaliação (CSA), enquanto as melhorias nos cursos são de responsabilidade do Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e da Direção de Ensino.

Participação em 2017

De acordo com o presidente da CSA, Luciano Hack, no ano passado houve um aumento da participação na Udesc Cead. No curso de Pedagogia, que participa do processo desde 2013, o índice de estudantes participantes cresceu de 19,96%, no primeiro semestre, para 25,07% no segundo. Entre os professores, o aumento foi de 21,74% para 53,66%.

Já os cursos de Licenciatura em Informática e em Ciências Biológicas participaram do processo pela primeira vez no segundo semestre de 2017, com mobilização expressiva. O de Ciências Biológicas teve participação de 29,25% dos estudantes e 55,56% dos professores; e o de Informática envolveu 38,43% dos discentes e 75% dos docentes.

Segundo Luciano, a participação da comunidade acadêmica é muito importante para o centro aprimorar ainda mais os cursos. “Nossa meta é elevar a participação entre discentes e docentes”, reforça o professor, para quem a avaliação interna "é um momento de reflexão dos cursos, uma parada para ajustar o rumo, avaliando também a infraestrutura do polo e os tutores”.

Os resultados podem ser acessados na página da Comissão Setorial de Avaliação.

Mais informações podem ser obtidas com a CSA pelo e-mail csa.cead@udesc.br ou telefone (48)3664-8419, ou com a Coai pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8077, das 13h às 19h.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc Cead tem atualmente três licenciaturas: Informática, Ciências Biológicas e Pedagogia
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC