Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

17/05/2018-17h17

Seminário da Udesc aborda experiências de creditação da extensão universitária

Pró-reitores Fábio Napoleão e Soraia Tonon da Luz mediaram debate - Foto: Lavínia Kaucz/Secom Udesc
O 2º Seminário Institucional Sobre a Creditação da Extensão Universitária foi realizado na segunda-feira, 14, no Plenarinho da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Organizado pelas pró-reitorias de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e de Ensino (Proen) e pelos colegiados das duas áreas, o evento deu continuidade aos debates na primeira edição do seminário, em 2016, e no 13º Encontro de Extensão da Udesc, em 2017.

Foram apresentadas as experiências de creditação da extensão realizadas nas universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), relatadas respectivamente pela professora Ana Inês Sousa e pelo professor Etevaldo Almeida Silva, que integram o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Confira o vídeo.

Os professores estão prestando suporte ao desenvolvimento do Projeto de Creditação da Extensão da Udesc, que resultará na destinação de 10% dos créditos curriculares da graduação para a atuação dos estudantes em atividades de extensão, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE), da Lei Federal nº 13.005/2014.

Na sua fala, Silva fez um resgate histórico da conquista de políticas públicas sobre extensão universitária e destacou metas do PNE para a política educacional até 2024, como a ampliação do acesso às universidades.

Ana Inês disse que a implantação da creditação na UFRJ seguiu as cinco diretrizes da extensão universitária, como os impactos na formação do estudante e na transformação social, e defendeu não haver necessidade de aumentar o número de horas do currículo para incluir a extensão.

Importância do debate geral

O debate do seminário foi mediado pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão, e pela pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz.

Napoleão relembrou a Reforma Universitária de Córdoba, na Argentina, que completa 100 anos em 2018. "A luta dos estudantes de Córdoba em favor da democratização da universidade ainda é um tema atual e presente igualmente no Brasil", afirmou.

"Muito se avançou no quesito de acesso, mas pouco se fez em relação ao processo de descolonização curricular dos conteúdos, visando um projeto pedagógico progressista. Esse debate é muito importante e deve ser feito e levado para todas as unidades de ensino da Udesc, todos devem opinar", enfatizou o pró-reitor.

Soraia destacou a necessidade de levar esse debate para dentro dos cursos, por meio das chefias de departamento e dos núcleos docentes estruturantes (NDEs), ouvindo principalmente os estudantes, porque o projeto de creditação da extensão envolve alteração curricular.

"Esses encontros são feitos com a meta de qualificar os cursos de graduação e entender o melhor projeto para essa temática. Que a gente possa ouvir universidades que já fizeram essa trajetória e avaliar como nós vamos ou não conduzir esse processo dentro da Udesc", afirmou.

Série de atividades em 2018

A nova edição do seminário da Udesc faz parte da lista de atividades sobre creditação da extensão universitária planejadas para este ano. A universidade também pretende elaborar diagnósticos sobre a realidade curricular e da extensão e promover visitas a unidades de ensino internas e externas com suporte de consultores.

Além disso, estão previstos o Seminário de Creditação da Extensão no Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad Sul); uma campanha de conscientização e sensibilização nos centros; a elaboração do Projeto de Creditação da Extensão da Udesc; e a criação de normativa que disciplinará o tema na instituição.

Grupo de trabalho

O primeiro seminário na Udesc, em 2016, culminou na criação do Grupo de Trabalho de Creditação, formado por representantes dos centros e das pró-reitorias, para debater o tema internamente. As discussões contam com o apoio do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que tem participado dos encontros com estudiosos da área.

Nesta terça-feira, 15, a comissão apresentou aos professores da UFRJ e da UERN um quadro geral da extensão universitária e da situação de atualização curricular nos cursos de graduação da Udesc.

Os docentes convidados apresentaram aspectos teórico-metodológicos e normativos sobre o tema, além de orientar sobre os passos necessários para a elaboração de um projeto de creditação da extensão e os procedimentos para a implementação curricular.

Em junho, a Udesc lançará uma campanha de conscientização e sensibilização sobre a creditação da extensão, com vídeo e material impresso.

Questionário para comunidade acadêmica

O grupo de trabalho da Udesc produziu um questionário básico para identificar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre creditação da extensão. Acesse o questionário e contribua com suas respostas

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, a acadêmica Lavínia Beyer Kaucz, sob supervisão e edição do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pró-reitores Fábio Napoleão e Soraia Tonon falam sobre a importância da creditação da extensão
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Professora Ana Inês Sousa - UFRJ
  • Professor Etevaldo Almeida Silva - UERN
  • Reunião sobre a creditação da extensão universitária
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC