Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2024-19h05

11ª Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais e Colóquio da Udesc Ceart recebe trabalhos

Evento é gratuito e acontece de 29 a 31 de maio

 
Até 30 de março, estão abertas as submissões de resumos para as Sessões de Diálogos sobre pesquisas da 11ª edição da Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, que acontece no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento acontece junto ao 4º Colóquio Pensar a Cena Contemporânea, de 29 a 31 de maio no Departamento de Artes Cênicas (DAC).

Com o tema “Normatividade capacitista nas Artes: de perto ninguém é normal”, o evento é gratuito e aberto a pesquisadores, docentes e estudantes da área. Neste ano, a Jornada debate sobre o eixo das práticas teatrais e a experiência dos corpos, buscando refletir sobre a ação artística e práticas políticas.

O evento conta com três atividades: colóquio, mesas de encontros e oficinas temáticas. Os interessados em participar das mesas de encontros e das sessões de comunicações deverão enviar propostas sob a forma de resumo a partir do formulário online. O resultado da seleção de trabalhos será divulgado a partir de 8 de abril. Para participar das oficinas também é necessária a inscrição por meio de formulário.

Os coordenadores e professores do DAC, André Carreira e Stephan Baugmartel, convidam os participantes a refletir sobre as “operações e possibilidades vitais do corpo cênico no contexto de sua percepção como ser cruzado pela fragilidade, a doença, a discapacidade, o horizonte da dor e a morte”.

Sobre o evento

A 4ª edição do Colóquio Pensar a Cena Contemporânea e a 11ª Jornada Latino Americana de Estudos Teatrais propõem as seguintes reflexões: "O que se expõe, quando um corpo é exposto? Quais são as regras, a dramaturgia para essa exposição? Como a exposição de um corpo dirige, anota, espelha criticamente a percepção de este? Mostrar um corpo ferido pode evocar as feridas presentes em seus observadores?"

A programação provisória pode ser acessada aqui.

Serviço
O quê:
11ª Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais e do 4º Colóquio Pensar a Cena Contemporânea;
Quando: 29 a 31 de maio, submissões de trabalhos até 30 de março.
Onde: Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Quanto: Gratuito e aberto ao público, necessidade de inscrições prévias por meio do formulário

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h