Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2024-14h48

Artista visual Vilma Villaverde é a primeira mulher a receber título de doutora honoris causa pela Udesc

Homenageada também inaugurou escultura pública no Centro de Artes, Design e Moda.

Vilma Villaverde discursa na solenidade de outorga. Foto: Julia Polo
Na última quinta-feira, 27, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concedeu o título de doutora honoris causa à artista visual, professora e pesquisadora argentina Vilma Villaverde. Proposta pelo Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), a outorga é um reconhecimento às contribuições de Vilma para a área das Artes na América Latina e no mundo. Ela é a primeira mulher a receber o título pela Udesc, que já homenageou outras seis pessoas com a comenda.

"É uma honra para mim estar aqui, e começo com um profundo agradecimento à Universidade. Considero esse reconhecimento como uma medalha de ouro para a minha trajetória", declarou Vilma. Em seu discurso, a escultora relembrou momentos importantes de sua carreira como artista visual, pesquisadora e docente universitária, incluindo passagens pelo Brasil. Uma carreira que iniciou em 1969, quando começou os estudos em cerâmica.

A solenidade foi realizada durante sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), no auditório da Esag. Na mesa de autoridades, estavam presentes o reitor da Udesc, Dilmar Baretta; a diretora-geral do Ceart, Daiane Dordete; e a chefe do Departamento de Artes Visuais, Rosana Bortolin, professora que propôs a concessão do título. A abertura do evento contou com a apresentação do Núcleo de Flautas Doce da Udesc (Aulos), do Departamento de Música (DMU).

No mesmo dia, antes da cerimônia, a Udesc realizou a inauguração da escultura pública "Aurora", localizada no pátio entre entre os blocos administrativo e central do Ceart. A obra foi produzida em 2020 na residência artística ministrada por Vilma Villaverde durante o Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK).

Sobre a artista

Vilma Villaverde, agora doutora honoris causa pela Udesc, é também mestre em Educação Artística pela Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Misiones e aposentada da Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredón, onde atuou como professora de Artes Plásticas. A artista possui obras em acervos e organizou eventos em diversos países do mundo. É autora dos livros "Leo Tavella, laburador del arte" (2011) e "Arte Cerámico en Argentina - Un panorama del siglo XX" (2014).

Faz parte do conselho da Academia Internacional de Cerâmica ( IAC) e da International Ceramic Artists Association (ICAA) , além de presidir a Associação Internacional de Cerâmica na Argentina. Já foi homenageada com o Diploma de Mérito para a especialidade de Cerâmica (Konex Foundation 1992) e nomeada Personalidade de Cultura Excepcional (2011). Também já recebeu importantes prêmios internacionais, como o Grande Prêmio de Aquisição (National Hall of Ceramics 1993); o Prêmio Especial do Júri (Concurso Internacional de Cerâmica de 2002, Mino – Japão); entre outros.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h