Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/09/2017-19h55

Avaliação da Capes eleva conceito de seis programas de pós-graduação da Udesc

Número de programas da universidade cresceu 67% entre 2013 e 2016 - Foto: Tatiane Rosa/Ascom Udesc
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgou a Avaliação Quadrienal 2017 do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) nesta quarta-feira, 20, com dados obtidos de 2013 a 2016.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi avaliada em 35 programas de pós-graduação, com 47 cursos, sendo 13 doutorados, 24 mestrados acadêmicos e dez mestrados profissionais. A instituição coordena 32 programas (43 cursos), além de participar de três programas (quatro cursos) com outras organizações.

Conforme os resultados, seis programas da Udesc subiram de conceito. Três deles oferecem mestrados e doutorados acadêmicos (Ciência Animal, Educação e História) e foram de 4 para 5, o que representa um bom desempenho, pois as notas dessa categoria vão de 1 a 7.

Os demais aumentos de conceito da universidade foram obtidos por programas que oferecem, por enquanto, apenas o curso de mestrado. Administração (linha profissional) tinha 4 e agora recebeu a nota máxima da categoria, que é 5. Já os programas de Design e de Música foram de 3 para 4.

Mais de 20 notas mantidas

Além disso, 25 programas de pós-graduação da Udesc permaneceram com o conceito da Avaliação Trienal 2013 do SNPG, feito pela Capes entre 2010 e 2012.

Na lista dos programas que oferecem mestrados e doutorados acadêmicos (categoria com notas de 1 a 7), foram mantidos os seguintes conceitos:

Os programas que têm apenas mestrado (categoria com notas de 1 a 5) e ficaram no mesmo nível são:

A Udesc também conta com um programa que oferece somente doutorado acadêmico, o de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, que permaneceu com conceito 4 (o máximo é 7).

As duas únicas quedas da universidade ocorreram nos programas de Engenharia Elétrica, nas modalidades acadêmico (mestrado e doutorado) e profissional (mestrado), que foram de 4 para 3.

Por começarem as atividades em 2017, dois programas da Udesc, com os mestrados profissionais em Design de Vestuário e Moda e em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, estão com a nota inicial da categoria, que é 3.

Resultado provisório

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Antônio Carlos Vargas, diz que o resultado geral da Avaliação Quadrienal 2017 é positivo para a Udesc, com melhora dos cursos, e ressalva que ainda não é possível falar sobre os dois programas que tiveram queda de conceito.

"É uma avaliação provisória, ainda tem o período de recurso. Em dezembro, será feita a divulgação da nota final dos cursos", explica. "Alguns cursos que não subiram podem ainda entrar com recurso e vir a subir e os que desceram também."

Segundo Vargas, a nova avaliação da Capes possibilitará à Udesc comparar o desempenho dos programas de pós-graduação nos últimos anos e tomar medidas para desenvolver os cursos. "Isso representa muito trabalho a ser feito. Precisamos tomar ações para os próximos quatro anos para melhorar ainda mais", afirma.

Crescimento e qualificação

O número de programas de pós-graduação da Udesc cresceu 67% entre 2013 e 2016, indo de 21 para 35. Esse percentual supera a média nacional no mesmo período, que foi de 25%.

A criação de novos programas de pós nas áreas em que existem apenas cursos de graduação é uma das ações do projeto Fortalecimento da Articulação do PDI-PPC-PPI, que faz parte do Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc e busca reforçar o alinhamento estratégico da universidade diante dos desafios do século 21.

O plano de gestão da universidade também prevê a qualificação dos programas, por meio do projeto Udesc no Topo, que atua de forma permanente, planejada e colaborativa para se alcançar a excelência da universidade nos indicadores das avaliações internas e externas.

Conforme levantamento da Coordenadoria de Pós-Graduação da Udesc, a universidade tem atualmente 1.696 acadêmicos matriculados na área, com 524 doutorandos e 1.172 mestrandos.

A Plataforma Sucupira, da Capes, mostra que os cursos de pós da Udesc chegaram à marca de 6.982 produções intelectuais em 2016, divididas da seguinte maneira: 3.319 bibliográficas, 3.215 técnicas e 448 artísticas.

Essas produções resultaram em 68 teses de doutorado, 404 dissertações de mestrado e 1.207 artigos publicados em periódicos.

Novo modelo

As notas da avaliação da Capes, que é feita desde 1976, fundamentam o Conselho Nacional de Educação (CNE) em decisões sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para continuar em funcionamento.

A Avaliação Quadrienal 2017 apresentou duas grandes mudanças: o período de avaliação foi estendido de três para quatro anos e os procedimentos de coleta e tratamento de dados foram informatizados com o uso da Plataforma Sucupira a partir de 2014.

A nova avaliação foi realizada por 1.550 consultores, que se reuniram no edifício-sede da Capes, em Brasília, de 3 de julho a 11 de agosto e avaliaram 4.175 programas e 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional.

Como base para essa avaliação, as comissões usaram as informações fornecidas de forma contínua pelos programas na Plataforma Sucupira durante o período avaliado. No início de cada ano, as informações referentes ao ano anterior são chanceladas pelos pró-reitores das universidades. Confira os resultados de todo o País.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h