Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/08/2017-13h58

Ciclo "Teatros Feministas em Cena" ocorre na Udesc até 25 de agosto

Arte: Rafael Machado

O Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza desde a última quarta-feira, 16, um ciclo de apresentações de trabalhos artísticos desenvolvidos a partir da disciplina Introdução ao Teatro Feminista, ministrada pela professora doutora Maria Brígida de Miranda.

Os estudantes de mestrado e doutorado desenvolveram diálogos entre a disciplina e suas práticas teatrais em diversos aspectos e apresentam suas experimentações para novo diálogo com espetadores. O objetivo é estimular a fluidez entre prática artística, teorias de gênero e feminismos no âmbito da pesquisa acadêmica.

Além das apresentações de espetáculos e vídeos, também estão na mostra exposições fotográficas, localizadas nos corredores do Bloco de Artes Cênicas. Confira a programação completa, que é gratuita e aberta ao público.

Teatro Feminista na Universidade

Esta foi a primeira vez que uma disciplina sobre Teatro e Feminismo foi oferecida no Programa de Pós-graduação em Teatro da Udesc. No formato de seminário temático, o curso de 15 semanas propôs caminhos para debater e refletir sobre este campo ainda pouco estudado na academia brasileira.

“O que é Teatro Feminista?” foi a questão guia do curso. Como campo de estudos, o “Teatro Feminista” conjuga práticas teatrais, movimentos feministas, teoria crítica feminista, filosofia, historiografia, ativismo político e uma pletora de movimentos sociais.

Além deste aspecto, o Teatro Feminista como prática e construção epistemológica floresce em diversos contextos geo-político-culturais, o que lhe confere uma pluralidade de histórias, teorias, políticas, ativismos e práticas teatrais. O curso pontuou algumas das origens e manifestações de teatros feministas e propôs estudos de caso para refletir sobre as tensões entre teoria, estética e ativismo.

Serviço:

O QUÊ: Ciclo Teatros Feministas em Cena
QUANDO: De 16 a 25 de agosto
ONDE: Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC
QUANTO: Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h