Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/06/2017-14h52

Cine Imagens Políticas da Udesc exibe produção sobre a vivência dos Guarani na Tríplice Fronteira

 

Guataha narra a história de Ñevangaju Tupa, velho xamã Guarani, da região da tríplice fronteira. Cartaz: divulgação.

Um resgate histórico da vivência dos Guarani na região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, nos últimos 50 anos. Nesta quinta-feira, 8 de junho, o Cine Imagens Políticas apresenta Guataha, documentário dirigido e produzido por Clarissa Knoll, que acompanha a jornada do velho xamã  Ñevangaju Tupa de São Miguel do Iguaçu até seu vilarejo natal, no Paraguai.

O longa, que será exibido às 19h, na sede da Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis, é uma atração do cineclube Imagens Políticas, parceria entre o Grupo de Pesquisa Imagens Políticas, , do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Fundação Cultural Badesc. O evento é gratuito e aberto a comunidade.

Guataha é uma produção de 52 minutos que mistura narrativas míticas da destruição e da criação do mundo Ava-Guarani contadas por Ñevangaju Tupa , um velho xamã. A realidade da história recente da região é abordada através da interação entre o inventado e o vivido, e revela o isolamento dos Ava-Guarani em torno de fazendas de soja e de pequenas cidades do interior. A narrativa aborda a resistência da etnia, a partir das dispersões indígenas que as expansões nacionais geraram, especialmente com a chegada dos colonos brancos e com o alagamento da aldeia Acutinga pela usina hidroelétrica de Itaipu, em 1982.

Após a exibição, ocorre uma roda de conversa sobre a temática apresentada no filme, com a participação de Alai Garcia Diniz – professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) – e de Henrique Finco – professor do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Mais informações pelo e-mail grupoimagenspoliticas@gmail.com ou na página do grupo no facebook.

Serviço:

O QUÊ: Exibição do documentário Guataha (52 minutos).
QUANDO: 8 de junho de 2017, às 19h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento Gratuito. Classificação 14 anos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h