Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/03/2014-17h20

Cursos de pós em Design e Artes Visuais da Udesc farão aula magna com autoridade em Semiótica

 

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá na próxima terça-feira, 1º, a professora e pesquisadora Lucia Santaella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e referência nos estudos da Semiótica, que ministrará a aula magna conjunta dos programas de pós-graduação em Design e Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), de Florianópolis.

Autora de 37 livros e orientadora de mais de duzentos mestres e doutores, Lucia Santaella está entre as maiores autoridades em Semiótica no âmbito internacional, ao lado de personalidades como o italiano Umberto Eco.

Com o tema "O hibridismo radical da arte digital", a aula magna iniciará às 9h30, no Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, e abordará primeiramente declarações do artista e teórico Jeffrey Shaw, pioneiro desde o fim dos anos 60 no uso de interatividade e virtualidade em instalações de arte.

Depois disso, será discutida a atualização do mapeamento das tendências das artes digitais e haverá a exibição de um trabalho acessível na plataforma Vimeo, que, de acordo com a docente, "leva a questão do hibridismo até seu limiar mais desconcertante".

"Esta apresentação levantará elementos capazes de demonstrar que, no seu estado atual, a arte digital toma crescentemente o rumo de um hibridismo de tal modo radical a ponto de se tornar inextricável", afirma Lucia.

O evento é realizado pelos programas de pós-graduação em Design (PPGDesign) e Artes Visuais (PPGAV) da Udesc, com apoio do Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares (Nest), também ligado à universidade.

Serviço:

O QUÊ: Aula magna conjunta dos programas de pós-graduação em Design e Artes Visuais da Udesc com Lucia Santaella.
QUANDO: 1º de abril, às 9h30.
ONDE: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h