Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2023-15h40

Docente da Udesc apresenta espetáculo e revista científica no maior festival mundial de teatro de marionetes

Paulo Balardim esteve em setembro na 22ª edição do Festival Mundial de Teatro de Marionetes, na França

Espetáculo Habite-me. Foto: Divulgação
O professor Paulo Balardim, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentou o espetáculo "Habite-me" no Festival Mundial de Teatro de Marionetes (Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes), na França, considerado o maior festival mundial de marionetes. No evento, ele também apresentou a revista Móin-Móin, periódico científico da Udesc sobre Teatro de Formas Animadas. O evento ocorreu em setembro deste ano, de 16 a 24.

O espetáculo "Habite-me" iniciou sua trajetória em 2017, quando Paulo foi convidado para direção e dramaturgia, incorporando ao trabalho sua perspectiva sobre os estados de copresença com bonecos em escala humana, objeto de sua pesquisa de pós-doutorado, realizado em 2018 na Université Paul-Valéry-Montpellier 3, na França. Também foram convidados para o trabalho o artista plástico Élcio Rossini, responsável pela cenografia, o músico belga Tuur Florizone, responsável pela trilha original e a figurinista Cris Lisot.

A concepção e produção do espetáculo partiram da atriz, produtora e educadora somática Carolina Garcia, ao receber uma bolsa de residência artística do Festival Casteliers , no Canadá. A co-produção é da companhia canadense Territoire 80 , com Emilie Racine, Laurence Castonguay e Elaine Juteau - que ficou responsável pela criação dos bonecos e máscaras e colaborou na preparação corporal de Carolina.

De acordo com Paulo, o trabalho com a atriz foi um incentivo para que ele investigasse o corpo humano como detonador dos movimentos do boneco, bem como os modos de dissimulação da ação humana na condução desse movimento. Segundo o diretor, “o trabalho de Carolina possui uma consciência corporal privilegiada e um afinco nas práticas necessárias para a animação, resultando num solo não apenas complexo do ponto de vista técnico, mas também capaz de exalar poesia”.

O grupo realizou quatro apresentações no evento, lotando o maior teatro da cidade de Charleville-Mézières. Para a equipe, o sucesso do espetáculo também foi obtido graças à Clermont Pithan, responsável pela iluminação na França, e ao produtor e assistente de direção, David Lippe, que colaborou na viagem à Charleville. A participação do grupo no festival recebeu diversas críticas positivas e uma matéria na Rádio França Internacional. O Festival Mundial de Teatro de Marionetes acontece a cada dois anos e é o maior evento destinado ao gênero de teatro de animação. Em 2023, realizou a 22ª edição, recebendo 86 companhias de 25 nacionalidades e 446 apresentações.

Revista Móin-Móin presente no evento internacional

A programação do evento na França contou, também, com a apresentação da Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, ação do programa de extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense, da Udesc. Durante o festival, ocorreu o encontro com editores de revistas especializadas em Teatro de Animação e a Móin-Móin pôde apresentar sua sólida trajetória de 19 anos, contemplada com o Qualis A2 nos últimos quatro anos.

Na apresentação da revista, Paulo apresentou a plataforma online utilizada, as políticas editoriais e a próxima edição a ser publicada, além das editoras que participam do projeto: as professoras Fabiana Lazzari, da Universidade de Brasília (UnB) e Liliana Perez Recio, da Udesc; a bolsista Aline Santana Martins e a graduada colaboradora Letícia Vieira.

Para o professor, com a apresentação da revista, a Udesc foi reconhecida como um grande polo mundial produtor e divulgador de conhecimento acadêmico. Ele complementa que o espaço permitiu consolidar a importância da Móin-Móin, além de estabelecer contatos com autores de vários países, colaborando para o fortalecimento das conexões institucionais internacionais.

Teatro de Animação

O Teatro de Animação é uma forma de entender e praticar o teatro que põe em foco os diversos elementos da cena com o objetivo de provocar a percepção de presenças ficcionadas, por meio da forma, do movimento, da fala, dos objetos, das máscaras, das luzes, dos cenários, do som, dos atores e das atrizes. O jogo teatral estimula o público a imaginar vida e autonomia própria onde antes figurava o inanimado. A Udesc é uma das poucas universidades brasileiras que possuem esta disciplina na graduação e na pós-graduação em Artes Cênicas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h