Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2023-14h45

Docente da Udesc Ceart é selecionada no 9° Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

A obra fará parte do catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2023/2024 e integra o acervo de fotografia brasileira na Biblioteca Nacional da França

Imagem: Divulgação
O trabalho “O sonhário da Srª. M.N." de Ana Sabiá, docente do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está entre as 15 obras selecionadas pelo 9° Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. As obras serão apresentadas em uma exposição fotográfica coletiva no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, de 6 de dezembro a 10 de março de 2024.

A abordagem da docente envolve a sobreposição de imagens para criar suas fotografias, relacionando-as a sonhos catalogados na página "i dream of covid", criada durante a pandemia da Covid-19. O projeto incorpora elementos do folclore, da religiosidade africana e da arte, sendo que o oceano, presente em todas as fotografias, simboliza o fluxo constante e as transformações.

A inspiração para o diálogo entre sonhos e outros elementos nas fotografias veio de obras de Sidarta Ribeiro, Ailton Krenak, Duane Michals, Grete Stern, Clarice Lispector, Milton Nascimento e Federico Fellini.

No título, Ana utiliza a referência "Srª. M.N.", uma paródia do conceito Senhora Maria Ninguém, sugerindo anonimato de forma provocativa para instigar o espectador a questionar a identidade por trás do título. Essa escolha cria uma atmosfera de reflexão, sugerindo que "Maria" poderia representar qualquer mulher, uma representação aberta a diferentes interpretações e conexões pessoais.

Ana Sabiá foi selecionada na terceira categoria do prêmio, que abrange livre temática e técnica, ao lado dos fotógrafos Dirceu Shinji Nagabe com o ensaio "Dioramas", Marilene Cardoso Ribeiro com "Cama de Baleia" e Renata Voss Chagas com "Sumir do Mapa”. Estes trabalhos serão expostos junto ao vencedor da categoria, Affonso Uchôa Alonso Rodrigues, premiado com a obra "Sangue de Bairro".

A participação no evento representa para Ana Sabiá o reconhecimento do seu trabalho e experiência como artista e docente, intermediando o ambiente acadêmico e estabelecendo uma conexão entre prática, ensino e disseminação. Ela destaca que prêmios, destaques ou seleções constituem o reconhecimento de um árduo trabalho artístico, fortalecendo tanto sua jornada como artista e professora, dentro e fora da sala de aula, assim como no estímulo à experiência e trajetória de seus alunos.

Sobre o Prêmio
O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil e concede um dos maiores prêmios financeiros para artistas desta linguagem no país. O certame objetiva incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira, conferindo premiações a conjuntos de obras de temática e técnica livres. Um dos mais importantes concursos para trabalhos fotográficos do Brasil, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger foi criado em 2002 e ao longo destes anos, a partir do diálogo com o setor artístico de fotografia, foram aprimorados seus objetivos e critérios

Ana Sabiá
Ana Sabiá é Doutora em Artes Visuais (UDESC), mestra em Psicologia Social (UFSC) e licenciada em Educação Artística (FAAP). Participa ativamente da cena artística brasileira e internacional. Foi premiada, selecionada e convidada a participar de diversos prêmios, eventos e exposições como: 13° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (RJ), Prix Photo Web Aliança Francesa (RJ), SESC Galerias (SC), 14ª Bienal Internacional de Curitiba (PR), 25° Salão Anapolino de Arte (GO), FESTFOTO PoA (RS), Prêmio Aquisição pelo Museu da Fotografia de Fortaleza, 14° FESTFOTO, 1° Festival Imaginária (SP), Huit Galerie em Arles, PhotoFestival de Marseille (França). Em 2023, seu trabalho “Jogo de Paciência" foi publicado como livro de artista em parceria com as editoras Lovely House e Tempo d’Imagem. Atualmente, desenvolve pesquisas a partir do corpo, surrealismo e auto-representação como estratégia de problematização crítica de temáticas que perpassam feminismos, identidades e autobiografia.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h