Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2018-16h46

Edital de internacionalização da pós-graduação da Udesc recebe inscrições de professores até sexta

Auxílio prevê passagem e diárias internacionais para docentes integrantes de doutorados - Foto: Unibo
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abriu as inscrições do Programa de Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação (Proint-PG).

Podem ser inscritos pedidos de apoio (passagens e diárias internacionais) de docentes da instituição que queiram participar de atividades de pesquisa ou pós-graduação no exterior. Confira o edital.

Para o segundo semestre deste ano, o período de inscrição irá até sexta-feira, 13. Para o primeiro semestre de 2019, as inscrições deverão ser feitas entre 1º e 8 de agosto deste ano.

Como funciona

O docente interessado deve encaminhar a inscrição, acompanhada da documentação exigida no edital, à coordenação do programa de pós-graduação ao qual está vinculado.

O apoio é voltado a professores efetivos da Udesc, integrantes de cursos de doutorado, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com conceito 4 ou superior, que não estejam licenciados ou afastados no período da atividade.

O auxílio prevê uma passagem internacional e sete diárias internacionais para cada programa, sendo uma cota anual para programas com conceito 4 e duas cotas anuais para programas com conceito 5 ou superior.

Pesquisas e colaborações

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Antônio Carlos Vargas Sant'Anna, o Proint-PG visa apoiar a participação de docentes pesquisadores da Udesc, integrantes de cursos de doutorado, em atividades de pesquisa no exterior e em programas de pós-graduação estrangeiros.

"O programa foi criado com a finalidade de estimular a realização de pesquisas em parceria com estrangeiros, ampliar a colaboração com pesquisadores de outros países, incentivar a incorporação às redes internacionais, possibilitar a produção acadêmica conjunta e consolidar colaborações que revertam em prol da internacionalização dos programas de pós-graduação da universidade", afirma Vargas.

O pró-reitor ressalta que, para solicitar o auxílio, é preciso que o interessado já tenha participação em atividade de pesquisa ou pós-graduação junto à instituição estrangeira para a qual pretende viajar.

Os contemplados com o auxílio deverão apresentar relatório de atividades à direção de Pesquisa e Pós-Graduação de seu centro de lotação e à coordenação do programa até 30 dias após o retorno das atividades.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8170.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h