Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/09/2017-17h18

 Egresso em Música pela Udesc lança livro sobre mulheres na música brasileira

 

O livro é resultado de 10 anos de pesquisas feitas pelo autor. Foto: Divulgação
Mulheres na música brasileira é o tema do livro MPB no Feminino, do músico Rodrigo Cantos Savelli Gomes, que será lançado dia 28 de setembro, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O livro, feito em parceria com a editora Appris, é resultado de 10 anos de pesquisas na área realizadas pelo autor, onde o mesmo busca problematizar a tendência em apresentar o universo musical somente em formas de expressão do masculino.

“Frente à necessidade de compreender a dinâmica das relações de gênero nas diversas práticas musicais, o autor examina as formas de inserção das mulheres nos diversos espaços e funções musicais, as causas de sua possível invisibilidade e/ou reduzida participação em determinados setores, as formas de resistência das mulheres diante das dificuldades encontradas por sua condição de gênero, as representações do feminino e do masculino nas convenções musicais, entre outros aspectos”, afirma o autor na publicação. 

Rodrigo Cantos foi aluno de graduação e do mestrado em Música da Udesc e atualmente é doutorando em Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Recebeu o 3º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero (2008), pela Secretaria Especial de Políticas para mulheres e o 2º Prêmio Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-brasileira, pela Fundação Palmares. O conteúdo de seu livro é resultado de pesquisas realizadas para projeto de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso (TCC), mestrado e doutorado. Nas pesquisas, recebeu orientação dos professores Maria Ignez Cruz Mello (in memoriam), Áurea Demaria Silva e Acácio Piedade.

Na programação do evento, que tem início às 19h30, haverá roda de conversa com o autor, coquetel, apresentação do grupo Duas e Só encenando a peça “Antiprincesas” — que conta histórias de três importantes e inspiradoras mulheres latino americanas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra —, e roda de samba com Eloisa Gonzaga e convidadas. O evento integra a programação da 3ª Semana Integrada do Ceart.

Serviço:

O QUÊ: Lançamento do livro MPB no Feminino.
QUANDO: 28 de setembro, às 19h30.
ONDE: Sala Teatro Educação, Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h