Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2018-15h42

Encontro de formação continuada para professores da Udesc debate inovações na área do ensino

Reitor Marcus Tomasi falou sobre como lidar com o ensino e o aprendizado atualmente. Foto: Celia Penteado

Os diretores de ensino e chefes de departamento dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram nesta terça-feira, 5, do Encontro de Formação Continuada, realizado no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis. O evento foi prestigiado pelo reitor Marcus Tomasi e por professores convidados de outras instituições de ensino, que debateram as inovações e os desafios do ensino universitário. 

A atividade foi transmitida por videoconferência a todos os centros da Udesc. O evento contou com a participação dos professores Sérgio Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Wanda Pacheco, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Graciete Tozetto Góes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Os docentes representantes da Unicamp e da UEPG apresentaram os resultados de experiências exitosas desenvolvidas em projetos de formação continuada dessas universidades. Os trabalhos foram coordenados pela Pró-reitoria de Ensino da Udesc (Proen).

Para a pró-reitora de Ensino, Soraia Cristina Tonon da Luz, o encontro proporcionou um espaço de reflexão acerca das inovações na área de ensino nas universidades. “Somos agentes de transformação e precisamos rever nossas metas e verificar o que está sendo feito para atingir o nosso objetivo”, declara.

De acordo com a pró-reitora, é importante conhecer a realidade de outras instituições de ensino públicas. "Conhecer experiencias exitosas auxiliam na ressignificação do projeto Institucional que deve atender à realidade da Udesc", afirma.

Já o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, frisou que a educação continuada é um assunto muito importante para a instituição e que as universidades precisam acompanhar a evolução no ensino. “Esse é o momento de pensarmos em ações para aprimorar e inovar o processo de aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas aos alunos de hoje”, considera.

Educação continuada nos centros de ensino

À tarde, os participantes debateram as barreiras e os facilitadores da formação continuada nos centros de ensino da universidade. Os diretores de ensino apresentaram as sínteses do que foi debatido sobre o tema em cada unidade, junto às chefias de departamento, representantes dos comitês permanentes de educação continuada e demais professores.

A ação atende às resoluções nº 073/2014 e nº 074/2016 do Conselho Universitário (Consuni) e está vinculada ao projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, que busca de forma permanente, planejada e colaborativa a excelência da universidade, por meio de indicadores das avaliações internas e externas.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h