Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/05/2018-17h25

Equipe de estudantes da Udesc fica em segundo lugar em concurso nacional de Moda

redes de pesca, cordas e boias foram utilizadas para a confecção das peças. Foto: Flávia Dummer
A equipe formada pelos alunos Bruna Cruz, Carla Pietra, Gabriel Bohn, Jessica Steffan, Leticia Caponera e Victor Miak, sob orientação do professor Lucas da Rosa do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou o 2° Lugar no Concurso dos Novos, competição que ocorreu durante o Dragão Fashion Brasil, um dos maiores eventos de moda do País.  

O Dragão Fashion, que promove o concurso desde 2010, teve como tema nesta edição o “pensar e fazer moda em 360º”, buscando propostas que valorizassem a economia circular. Com a “Coleção Mané”, a equipe dos estudantes foi a única a representar a região sul do Brasil e competiu na etapa final com outras oito instituições no Festival, que ocorreu entre os dias 9 e 12 de maio em Fortaleza (CE).

A coleção criada buscou valorizar a cultura pesqueira dos “manézinhos” da Ilha de Santa Catarina, fazendo uma relação entre as praias, turistas de passagem e tradições locais. Para Jessica Steffan, estudante de moda e integrante da equipe, o desafio da competição começou com a confecção das peças, que foram produzidas em pouco mais de um mês, e na utilização do conceito de economia circular. Para englobar esta questão, a solução encontrada pelos estudantes foi pautada no reaproveitamento de objetos do dia a dia dos pescadores: redes de pesca, cordas e boias de descarte doadas foram utilizadas na produção das peças.

Ainda na confecção, Jessica conta que, para estruturar as viseiras, baners foram retirados do laboratório do programa de extensão Ecomoda da Udesc e reutilizados. Ainda na confecção, Jessica conta que foram reutilizados banners do programa de extensão Ecomoda, da Udesc, para estruturar as viseiras dos looks.

Como aprendizados, a estudantes destaca a experiência de estar participando de um Festival com estilistas conceituados e com anos de desfile, além da nova perspectiva que o evento proporcionou, mostrando que o mercado da Moda é forte no Nordeste e em todo o Brasil.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h