Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/12/2017-15h52

Estudantes de Teatro da Udesc representam Coletivo Nega em evento no Peru

O Coletivo ganhou reconhecimento em Santa Catarina com a performance teatral Preta-à-Porter. Foto: Divulgação
As artistas Thuanny Paes, Rita RIe e Michele Mafra,  estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) viajaram em novembro para Lima, no Peru, para representar o Coletivo NEGA —Experimentações Grupo de Arte — no projeto “Mulheres Negras Resistem”. A iniciativa foi contemplada em julho pela organização Latino-americana Fundo de Mulheres Del Sur no projeto “Liderando Desde El Sur”, que visa apoiar iniciativas lideradas por mulheres em diversas áreas.

Segundo as atrizes, o projeto tem como objetivo colocar em debate questão raciais e de gênero na arte, como o racismo, a inserção do popular negra no pensamento político da arte, as expressões afro-brasileiras e as discussões de gênero nas escolas e comunidades negras e de mulheres.

Por meio da performance teatral Preta-à-Porter, trabalho original do Coletivo, o grupo pretende realizar debates e oficinas nesses espaços, aproximando o público da temática.

Sobre o Coletivo:

O Coletivo NEGA nasceu há sete anos de um projeto de extensão na Udesc Ceart, buscando suprir a falta de representatividade para a população negra no campo do teatro e influenciado pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado por Abdias Nascimento, no Rio de Janeiro. Hoje, com apoio do projeto de extensão, o grupo trabalha com administração e criação coletiva, tendo como objetivo valorizar as produções teatrais de artistas negros, com destaque para as mulheres negras, e integrando as artistas Rita R.I, Fernanda Rachel, Thuanny Paes, Michele Mafra, Franco e Sarah Motta.

O grupo ganhou reconhecimento em Santa Catarina com a performance teatral Preta-à-Porter, trabalho de repertório do grupo que parte de histórias e conflitos enfrentados na vida cotidiana da população negra, expondo com maior destaque a vivência das mulheres negras, misturando, dança, canto percussão, projeção e rap.

Neste ano, o Coletivo também realizou aulas gratuitas de dança Afrobrasileira na Udesc Ceart, um curso teórico de Teatro Negro e foi vencedor do maior prêmio do edital Elisabeth Anderle na categoria Cultura Negra.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h