Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/02/2018-18h30

Estudos sobre novos currículos das licenciaturas da Udesc serão apresentados no dia 16

Cursos da universidade serão assessorados na reunião pela consultora Alda Marin - Foto: Pref. de Piracicaba
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverão uma reunião em 16 de fevereiro, em Florianópolis, com os cursos de licenciatura da instituição e a professora convidada Alda Junqueira Marin, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que presta consultoria sobre reformulações curriculares.

No encontro, os núcleos docentes estruturantes (NDEs) das licenciaturas mostrarão como está o andamento dos trabalhos para alterar seus projetos pedagógicos e receberão assessoramento da professora Alda.

A Udesc vem discutindo alterações nesses cursos desde 2015, após a publicação da Resolução nº 002/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior das licenciaturas e a formação continuada dos profissionais da educação básica.

Os debates na universidade já resultaram, por exemplo, na Resolução nº 002/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que atende as diretrizes do CNE, na criação de uma sala virtual para o compartilhamento de informações e na realização de duas edições do Fórum das Licenciaturas.

"A Proen tem realizado encontros em cada centro/campi e também reuniões integrando os diferentes cursos com o objetivo maior de conhecer o andamento dos trabalhos dos NDEs, prestar esclarecimentos e retirar dúvidas quanto às nossas normativas institucionais, auxiliando nesta construção coletiva", destaca a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz.

A reformulação dos projetos pedagógicos está prevista no Projeto Licenciaturas, que integra o Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc e busca "resgatar a importância das licenciaturas na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida, através da ressignificação valorativa da nossa universidade e do seu alcance social".

Programação

A reunião do dia 16 será realizada das 9h às 17h, no Plenarinho da Reitoria da Udesc. Na abertura, ocorrerá uma contextualização das bases conceituais da dimensão didático-pedagógica.

Às 14h, os núcleos docentes estruturantes apresentarão os avanços e as dificuldades na elaboração das mudanças curriculares das licenciaturas. O encerramento está marcado para as 16h30, quando os participantes farão a síntese dos debates da reunião e os encaminhamentos necessários.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8124.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h