Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/05/2018-15h49

Importância do estágio para alunos é tema de videoaula e fórum realizados pela Udesc

Segundo Fórum de Estágio da Udesc foi promovido nesta terça, em Florianópolis - Fotos: Divulgação
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou uma videoaula que destaca a importância do estágio durante o segundo fórum da instituição sobre o tema. Assista ao vídeo.

Realizado nesta terça-feira, 22, o evento reuniu diretores de Ensino, coordenadores de Estágio e professores no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

No fórum, também foi apresentado o projeto da plataforma de estágios da universidade, que está sendo elaborada pela Proen e pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), junto aos coordenadores da área nos cursos e nos centros de ensino.

A realização do Fórum de Estágio foi uma ação da Proen prevista pelo projeto "Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão", que integra o Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc e busca fortalecer essa articulação para impulsionar a construção do conhecimento aplicado e contextualizado.



Aprimorar esforços

A abertura do evento teve a presença do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que destacou a importância dos estágios e a necessidade da instituição simplificar, agilizar e qualificar as atividades nessa área. Ele citou a plataforma de estágios como um dos projetos institucionais que buscam aprimorar esforços nesse sentido.

A pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, falou sobre a importância da universidade "olhar pedagogicamente para os estágios". "Os grupos de trabalho formados na Udesc, com professores das licenciaturas e bacharelados, buscam proporcionar espaços para discussão, reflexão e elaboração de encaminhamentos pertinentes e viáveis sobre o tema", afirmou.

Já a coordenadora de Avaliação Institucional da universidade, Rita Souza, comentou os avanços para avaliação dos estágios dos cursos pela ótica de estudantes, docentes e instituições parceiras.

A programação do 2º Fórum de Estágio contou ainda com uma palestra sobre a plataforma de gestão da área utilizada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e uma explanação do procurador-chefe do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Glaucio de Oliveira, sobre legislação, mediada pela procuradora jurídica da Udesc, Juliana Lengler Michel.

Durante as apresentações, os participantes aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre legislação e o projeto Plataforma de Gestão dos Estágios para a Udesc.

Grupos de trabalho

As atividades do fórum também incluíram, no período da tarde, a formação de grupos de trabalho das licenciaturas e dos bacharelados da Udesc. A finalidade foi debater a importância, as facilidades e as dificuldades de organizar e desenvolver projetos interdisciplinares integradores para o estágio, além discutir os estágios técnicos e os desafios de realizar estágios na área de saúde.

Uma síntese do que foi tratado no fórum foi elaborada para ser encaminhada aos coordenadores e professores de Estágio, além de diretores de Ensino, para melhorar os processos da área.

Canal de Ensino

A videoaula sobre estágios é o sexto vídeo divulgado pela Proen no Canal de Ensino, plataforma criada para facilitar o acesso à informações relevantes para estudantes de graduação e servidores.

Os demais abordam: o Projeto Pedagógico Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Udesc, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a importância da avaliação institucional na universidade e a realização do 4º Seminário Institucional Pibid/Udesc.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Segundo Fórum de Estágio da Udesc foi realizado nesta terça, em Florianópolis
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h