Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2024-16h49

José Fragalli e Clerilei Bier são empossados reitor e vice-reitora da Udesc

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL 
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou na noite desta quinta-feira, 11 de abril, a cerimônia de posse e transmissão dos cargos para o novo reitor da Udesc, professor José Fernando Fragalli, e para a vice-reitora, professora Clerilei Aparecida Bier, eleitos para a Gestão 2024-2028. O evento ocorreu no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, e também foi transmitido ao vivo pelo canal Alesc, no YouTube.

Compuseram a mesa de autoridades o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, representando o governador Jorginho Mello; o reitor da Udesc na Gestão 2020-2024, Dilmar Baretta; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina Gerson dos Santos Sicca, representando o presidente Herneus De Nadal; o deputado estadual Marquito, representando a Alesc; e a presidente da Acafe Luciane Ceretta.

A solenidade contou com a presença do Conselho Universitário (Consuni) da Udesc, autoridades, dirigentes de outras universidades, gestores da instituição, comunidade acadêmica e demais público presente. Para as execuções dos hinos Nacional e de Santa Catarina, o evento contou com a Orquestra Acadêmica Udesc que ainda abrilhantou a noite com outras peças musicais.

Em seu discurso de posse, o reitor Fragalli agradeceu ao reitor da Gestão 2020-2024, Dilmar Baretta, pela transição tranquila entre as equipes, e falou sobre mudanças: “Não uma mudança inconsequente, mudar simplesmente por mudar. Nossa proposta de mudança é consequente, tem objetivos claros, projetos factíveis, todos eles centrados nas pessoas que compõem a Udesc, principalmente centrada nos nossos estudantes”, afirmou.

Em sua fala, Fragalli destacou pontos como o diálogo permanente com a comunidade interna e com o Estado, a permanência estudantil, a redução da burocracia acadêmica e simplificação de procedimentos internos, o respeito ao estatuto e ao regimento geral, o respeito à diversidade, o compromisso com os técnicos universitários para a implementação do trabalho remoto, a atualização do Valor Referencial de Vencimento (VRV) dos servidores, ações junto ao poder público e iniciativa privada, o respeito e diálogo com os sindicatos, a liberdade de cátedra dentro dos rigores legais e metodológicos, a autonomia universitária, o papel estratégico da vice-reitora, entre outras questões.

“Em resumo, a nossa gestão buscará incessantemente a valorização do corpo de seus servidores e o cuidado com o corpo discente. Nossa disposição é abrir as portas da Udesc para a sociedade catarinense, para que as pessoas dessa sociedade se sintam pertencentes à Udesc. Ao final da nossa gestão, esperamos deixar o legado do desenvolvimento educacional e social em todas as regiões do estado de Santa Catarina, especialmente naquelas onde a Udesc está inserida”, afirmou o reitor empossado.

José Fernando Fragalli finalizou sua fala dirigindo-se aos estudantes: “Aos estudantes, razão primeira e última da existência da universidade, o nosso compromisso e da nossa equipe de lutarmos diariamente o bom combate, para que possamos construir juntos a Udesc com a grandeza que ela merece”.

Durante a solenidade, o reitor da Gestão 2020-2024, Dilmar Baretta, agradeceu à comunidade acadêmica, à equipe de sua gestão, ao Governo de Santa Catarina, à Alesc, e aos contribuintes da sociedade catarinense. "A Udesc é um farol de conhecimento e transformação, e estou confiante de que, sob a liderança dos próximos gestores, o reitor Fragalli continuará a trilhar novos caminhos rumo à excelência. Que a Udesc prossiga na sua missão de formar cidadãos comprometidos e preparados para os desafios do amanhã. Estou certo de que, com a dedicação de todos, ela continuará a ser uma referência de qualidade e inovação", afirmou em seu discurso.

A cerimônia completa está disponível no Youtube da @assembleiasc  e as fotos da solenidade podem ser conferidas no site da Alesc (parte 1 e parte 2).



Equipe da Gestão 2024-2028

José Fernando Fragalli – reitor

José Fernando Fragalli é natural de São Carlos (SP) e tem bacharelado em Física e mestrado e doutorado em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos (Ifsc), da Universidade de São Paulo (USP). Também é bacharel em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

É servidor da Udesc desde 1994, quando ingressou como docente efetivo no Departamento de Física do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. Já foi coordenador do curso de licenciatura (1995-1997), chefe de departamento (2010-2012 e 2014-2016) e diretor-geral da Udesc Joinivlle (2016-2020).

Também foi representante docente do centro em órgãos colegiados da universidade, como: comissão do atual Estatuto da Udesc, entre 2004 e 2006; Conselho de Administração (Consad), de 2007 a 2009; Conselho Universitário (Consuni), entre 2011 e 2013 e entre 2020 e 2022; e Câmara de Administração e Planejamento (CAP), de 2021 a 2023. Além disso, foi membro nato do Consuni de 2016 a 2020 por ser diretor-geral.

Clerilei Aparecida Bier – vice-reitora

Clerilei Aparecida Bier é natural de Ponte Serrada (SC) e tem bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha.

É servidora da Udesc desde 1994, quando ingressou como professora efetiva do Departamento de Administração Empresarial do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis. Já foi coordenadora de estágios (1996-1998), vice-chefe de departamento (1997-1998) e coordenadora da pós-graduação em Administração (1998-1999) e do mestrado (2000-2001).

Também participou de órgãos colegiados da universidade, como comitês de Pesquisa e Extensão, colegiado do Mestrado em Administração e Comissão de Ética da Udesc Esag.

Equipe da Gestão 2024-2028

A nova gestão da universidade terá os seguintes integrantes:

  • Pró-Reitoria de Administração (Proad): Técnico Pedro Girardello da Costa;
  • Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan): Técnico Gustavo Pinto de Araújo;
  • Pró-Reitoria de Ensino (Proen): Professora Julice Dias;
  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG): Professor Sérgio Henrique Pezzin;
  • Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex): Professor Rodrigo Figueiredo Terezo;
  • Chefia do Gabinete do Reitor: Técnica Carolina Hommerding;
  • Coordenadoria do Gabinete do Reitor: Técnico Éder Gulart Monteiro;
  • Procuradoria Jurídica (Projur): Técnica Mayra Prudêncio Serratine;
  • Museu da Escola Catarinense (Mesc): Professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva;
  • Biblioteca Universitária (BU): Técnica Dayane Dornelles;
  • Editora Udesc: Técnica Luiza da Silva Kleinubing;
  • Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai): Técnica Rosilane Pontes Bernard;
  • Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi): Técnica Elaine Zeni Vieira;
  • Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest): Técnica Natasha Girola Fragoso de Oliveira;
  • Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE): Técnica Patrícia Alves Godinho;
  • Secretaria de Comunicação (Secom): Técnica Heloíse Guesser;
  • Secretaria de Controle Interno (Seconti): Técnica Juliana Fraga Duarte;
  • Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII): Técnica Júlia Vieira Rodrigues;
  • Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic): Técnico Marcos Vinícius Linhares;
  • Secretaria dos Conselhos Superiores (Secon): Técnico Murilo de Souza Cargni.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Imagem 1
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
  • Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h