Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/10/2017-13h00

Minicurso de capacitação docente na Udesc aborda aplicação do design thinking em planos de ensino

Professor Vilson Martins Filho. Fotos: Ascom
Professores e pós-graduandos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram nesta quinta-feira, 5, do minicurso "Design thinking aplicado ao plano de ensino", ministrado pelo professor Vilson Martins Filho no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Com atividades práticas, o minicurso visou possibilitar aos participantes a atualização de seus planos de ensino, a partir da utilização de tecnologias digitais e de uma abordagem de alto engajamento dos estudantes.

Vilson Martins é docente dos programas de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Com mestrado em Design e Expressão Gráfica e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), é criador da metodologia TISA Educação, solução de capacitação docente.

Capacitação das Práticas Docentes

O minicurso foi o terceiro de uma série de quatro eventos que integram o projeto de ensino Capacitação das Práticas Docentes, coordenado pela Direção de Ensino da Udesc Esag e vinculado ao Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).

Os dois anteriores foram o minicurso "Avaliação da aprendizagem no ensino superior", ministrado pela professora Verônica Gesser em 28 de setembro; e a palestra "Como trabalhar tecnologias e inovação em sala de aula", também com o professor Vilson Martins Filho, na última segunda-feira, 2.

Sala de aula invertida

A próxima atividade, que encerra o ciclo, será o minicurso "Sala de aula invertida", com o professor Kamil Giglio, em 19 de outubro, das 14h às 18h30, no Laboratório de Informática.

Voltado a docentes, técnicos e alunos de pós-graduação da Udesc, oferece 25 vagas e as inscrições devem ser feitas pela internet. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8209.

Serviço

O QUÊ: Minicurso: "Sala de aula invertida", com o professor Kamil Giglio.
QUANDO: 19/10, das 14h às 18h30.
ONDE: Laboratório de Informática da Udesc Esag (25 vagas).
QUANTO: Gratuito, com inscrições pela internet.

Sobre o professor: Kamil Giglio tem duas graduações, mestrado e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Ufsc. É consultor de soluções educacionais, docente e pesquisador, sendo certificado como Professor Inovador pela Microsoft.
Sobre o minicurso: Será oferecida uma prática imersiva, onde os participantes poderão entender os principais conceitos e visualizar sua aplicação com a elaboração de um plano de trabalho/aula, utilizando recursos educacionais digitais e sequenciamento intercalado de ações entre o ensino presencial e virtual. O objetivo é fomentar a descoberta, o uso e a aplicação contextual de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TICs) para melhorar a experiência em sala de aula (didático-pedagógico) e, assim, potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

Leia mais:

28/09/2017 - Udesc tem palestra sobre uso de tecnologia e inovação em sala de aula, na próxima segunda

19/09/2017 - Udesc tem minicursos e palestra de capacitação docente a partir da próxima semana, na Capital

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Vilson Martins Filho
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h